Um estudo desenvolve um formicida natural contra formigas cortadeiras em Itaipulândia, oeste do Paraná.
O secretário de Agricultura, Abel Serena, participou de um estudo para o desenvolvimento de um formicida natural contra formigas cortadeiras. As espécies Atta e Acromyrmex são uma grande preocupação para os produtores agrícolas e florestais.
“A parceria entre Itaipu e a Embrapa Florestas pode trazer uma alternativa mais sustentável para o controle das formigas cortadeiras, contribuindo para a preservação do meio ambiente e da saúde humana” — comenta o secretário.
A fim de buscar soluções mais sustentáveis, a Itaipu e a Embrapa Florestas firmaram uma parceria para estudar o comportamento das formigas cortadeiras e prospectar formas biológicas de controle. O objetivo geral do estudo é fornecer um formicida natural para o controle desses insetos. Para isso, pesquisadores da Embrapa estiveram em Itaipulândia, para coletar amostras de formigueiros para exames laboratoriais.

Após a conclusão dos testes de laboratório, serão realizados testes de campo para avaliar a eficiência do novo insumo. Caso sejam obtidos resultados satisfatórios, o formicida natural será distribuído na forma de iscas granuladas, produzidas em escala piloto e posteriormente fabricadas operacionalmente, buscando substituir os insumos sintéticos atualmente utilizados no controle de pragas.

Com prefeitura municipal de itaipulandia
(Tatiane Bertolino/Sou Agro)


