estação agro

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O Brasil é um dos poucos países que consegue produzir alimentos em seis biomas diferentes e está preparando a melhor campanha de comunicação do agronegócio mundial!

Já estamos imaginando a melhor campanha publicitária do agronegócio a ser realizada no planeta, exatamente por brasileiros.

O início é surpreendente. O Brasil mostrará ao mundo o espelho de cada país que foi construído nos trópicos pelos ancestrais de cada povo. Assim, alimentos, agroenergia, produtos originários dos solos, águas e mares brasileiros guardam pedaços do coração e da mente de cada imigrante que aqui se misturou, possibilitando o mais espetacular caldeirão global. O sociólogo italiano Domenico de Masi está nos inspirando como criadores da campanha para essa visão de uma plataforma onde “aqui todo produto brasileiro tem partes do mundo inteiro”. Imagine isso no jornal inglês The Guardian!

O símbolo mais querido e de maior empatia na tradução do agronegócio mundial são as famílias agricultoras. Consumidores, jovens, todas as tendências de consumo pedem o natural, o humano. Um negócio de pessoas para pessoas. No Brasil, mais da metade da produção de alimentos é realizada por cooperativas com mais de 1 milhão de famílias agricultoras. Imagine, no jornal francês Le Monde, algo assim: “Mais de 1 milhão de famílias agricultoras no Brasil, reunidas em cooperativas, produzem alimentos para todas as famílias do planeta”.

O Brasil é um dos poucos países que consegue produzir alimentos em seis biomas diferentes. Criamos a agricultura de baixo carbono, o sistema Integrado Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), plantio direto praticamente universal. Aqui no Brasil beijamos o chão como uma verdadeira mãe gentil.

Imagine no New York Times algo assim: “Temos a melhor agricultura regenerativa do mundo e agradecemos a todos os países do mundo por isso”.

E vale a pena contar um pouco sobre como aprendemos isso. Aliás, por meio da Embrapa, por meio de visionários como o ex-ministro Cirne Lima, Alysson Paolinelli, saímos pelo mundo aprendendo com todos a tropicalizar esse conhecimento. Obrigado a todos os agricultores da Terra.

Carne e grãos neutros em carbono nunca serão ficção, fazemos isso no Brasil e aqui está a prova.

Veja o impacto disso no China Daily, da China, e no The Asahy Shimbun, do Japão! E tudo referindo-se a uma base virtual chamada “Brasilagricidadania” (afinal, o agronegócio virou agro-cidadania acima de tudo) em que a rastreabilidade e os documentos científicos comprovam a produção neutra em carbono.

Agora, importante na comunicação com nossos clientes em todo o mundo, nunca peque por arrogância, ou “egonomia”. Portanto, precisamos assumir que não somos perfeitos, mas que amamos a busca da perfeição. Temos o Cenargen, o quarto maior banco genético do mundo, e está disponível para a segurança alimentar de todos; temos um Código Florestal rígido e precisamos aplicá-lo. Excelentes exemplos, como no Estado de São Paulo, onde 100% de todas as propriedades agrícolas já estão regularizadas no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Vamos buscar esses índices para todo o país. O Brasil é o único país com o nome de uma árvore, nós amamos as árvores e vamos ajudar a reflorestar o planeta inteiro. E nossa indústria de árvores plantadas é benchmarking para todas as ONGs.

E então lançamos a missão “plantar um Brasil onde você estiver ou for”. Faremos árvores in vitro, a muda brasileira símbolo do amor pelas árvores, e será nosso maior “presente”. Brinde da campanha. Imagine o The Times of India distribuindo árvores brasileiras in vitro como uma mensagem de vida e saúde para todos os índios (é claro com a aprovação das agências de segurança sanitária dos países).

Mas a humanidade não vive só de comida. Temos flores e precisamos lembrar a todos, inclusive ao país que tem um dos melhores agronegócios do planeta e a universidade número 1 de ciências agrárias do mundo, a Holanda, que temos, aqui neste solo tropical, com uma forte presença de imigrantes holandeses a quarta maior cooperativa de flores e plantas do mundo, Holambra. E perto dela está a quarta melhor universidade de ciências agrárias do planeta, a Esalq.

Imagine isso no holandês De Telegraaf, no El País da Espanha?

E muito ao contrário de assustar os agricultores dos nossos países consumidores e clientes, dizendo que aqui fazemos tudo muito melhor, sem subsídios como eles fazem, e sem desmatar como já desmataram tudo, ou seja, contrariando essa ignorância que nos fere , porque antes de tudo o mundo é nosso cliente, e seus agricultores também são em grande parte quando imaginamos a ração animal e no cinturão tropical do planeta onde temos ciência e tecnologia para dar e vender. Então, imagine em Bruxelas, capital da União Europeia, no The Brussels Times, algo assim: Agricultores europeus nossa admiração, seremos 10 bilhões de habitantes e vamos alimentar a todos. Brasileiros e europeus, juntos pelo mundo.

E, claro, a mãe África, a força e bravura da mulher africana, e quanta identidade temos com este continente. Brasil um país continental que parece estar preso na África. Brasil de todas as raças, negros, índios e um começo com os mamelucos.

O Brasil não quer apenas vender alimentos, açúcar e energia para a África, quer que todos os países africanos também busquem seu empreendedorismo e cooperativismo no agronegócio. Missão África Brasil, ciência, tecnologia, educação e cooperativismo, alimentação afro-brasileira para a segurança da vida no planeta com sustentabilidade. Imagine isso em jornais africanos e em países com grandes populações como a Indonésia e toda a Ásia.

É lógico sem esquecer nossa América Latina, da qual estamos muito próximos e à qual damos pouca atenção.

América Latina, em brasileiros

Também somos latino-americanos

Com vivas aos norte-americanos, à lusofonia da língua portuguesa e até ao norte da Austrália, somos todos tropicalistas.

Claro, já começamos a criação desta campanha e convidamos você a ir juntos para criá-la. Música, cinema, alegria, alma tropical e paz, muita paz, como sempre nos lembra o grande mentor ex-ministro Roberto Rodrigues.

Com futebol, nossos campeões olímpicos e paralímpicos, café, frutas, agroindústria, sucos, laticínios, carnes, ovos, etanol, biogás, biodiesel, marcas e um coração gigantesco, brasileiros e música, muita música popular brasileira fazendo samba Avenida dos supermercados do mundo e mostrando a todos o mais belo símbolo da natureza do planeta na geografia do rio, o Pão de Açúcar.

Pão, porque tem a forma de um pão. Açúcar, porque aquele Porto cheirava a açúcar nos carregamentos que lá iam para o mundo no início. Os marinheiros diziam: o Porto do Pão de Açúcar…

Em seguida, faremos o Rock in AgroRio.

Quais celebridades mundiais vão participar desta campanha? Muitos eu já posso imaginar. E claro aqui no Brasil páginas duplas no nosso Estadão plus Estadão Blue Studio. Imagine o Brasil sendo visto assim!

Imagina, apenas imagina.

Fonte: Canal Agro

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