A canela é um daqueles ingredientes que traz múltiplos benefícios para a saúde, além de dar um toque adocicado aos pratos . Entre os seus principais efeitos positivos conhecidos estão a sua capacidade antioxidante , as suas propriedades anti-inflamatórias , o reforço do sistema imunitário ou mesmo o seu contributo positivo para alguns tipos de cancer. Agora, sabe-se que também é bom para o cérebro.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!De acordo com um relatório de um grupo internacional de cientistas publicado na revista acadêmica Nutritional Neuroscience, os elementos bioativos da canela ativam o cérebro de uma forma que aumenta suas habilidades relacionadas à cognição, particularmente aquelas relacionadas à compreensão, aquisição e armazenamento de informações.
Para chegar a essas conclusões, os especialistas coletaram dados de mais de 2.000 bancos de dados e exploraram 40 estudos relacionados à canela. “O principal resultado da maioria dos estudos (mais de 40) comprova que a canela melhora significativamente as funções cognitivas (memória e aprendizado)”, apontam em sua publicação.
Os especialistas descobriram que essas melhorias são observadas de forma mais acentuada entre os jovens, sendo os adolescentes os principais beneficiados, embora queiram se aprofundar mais nesse caminho para entender como funciona a relação entre a canela e o cérebro.
A explicação reside principalmente no fato de que vários componentes da canela (eugenol, cinamaldeído e ácido cinâmico ) alteram “positivamente” as funções cognitivas . Portanto, eles querem se aprofundar nas possibilidades da canela para reduzir a degeneração cognitiva e outros distúrbios relacionados ao cérebro e ao envelhecimento que se somam aos muitos benefícios da canela.
