Pular para o conteúdo

Brs Tamni da Embrapa – Capim da Lucro de Verdade

Brs Tamni da Embrapa - Capim da Lucro de Verdade
Brs Tamni da Embrapa – Capim da Lucro de Verdade

Brs Tamni da Embrapa – Capim da Lucro de Verdade

Os criadores de gado sul mato-grossenses terão, em breve, uma nova opção de capim que, além de diminuir os custos com sementes, promete agradar o paladar dos animais.

A forrageira BRS Tamani da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária),

O capim é baixo, as folhas finas e não têm aquela penugem, comum em outras forrageiras. É por isso, que os pesquisadores acreditam que a variedade vai cair no gosto do gado. –

Os estudos mostraram que a Tamani tem 9% a mais de digestibilidade no período de seca e 4% na época de chuvas. “Além disso, ela dá flexibilidade de manejo se comparada a capins de porte alto”, explica a pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Liana Jank.

Como a variedade já foi registrada e reconhecida pelo Mapa (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) é possível que chegue ao mercado no próximo semestre.

A grande vantagem para o produtor é a alta produção de sementes, segundo Cláudia Rosani Kuhr, consultora de vendas da Safrasul, que pretende comercializar a BRS Tamani, em Mato Grosso do Sul.

A consultora explica que pastagens que produzem menos sementes aumentam os custos dos pecuaristas, por isso o capim será um bom investimento.

“Se a forrageira dá menos sementes, ela é mais cara. Já se a produção de sementes é maior, vai ter mais oferta e o preço cai”, comenta, ao lembrar que por ser de baixo porte, a Tamani será boa para carneiros, cavalos e ainda vacas leiteiras.

Pesquisa

Fruto de um cruzamento feito em 1992, a BRS Tamani foi testada em unidades da Embrapa no Acre, Distrito Federal, Rondônia, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro; além de Mato Grosso do Sul. A variedade teve bons resultados também no bioma amazônico e na Mata Atlântica, segundo Liana.

A Tamani é semelhante a Massai, outra forrageira com bons resultados em pastos do Estado, segundo o pesquisador da Embrapa Cerrado, Gustavo Braga.

Ele conta que os estudos para comparar o novo capim continuam e somente com a comercialização vai se saber como o gado vai responder ao uso dessa variedade.

1ai1yemghnl7k
Capim baixo, de folhas finas e não sem penugem, comum em outras forrageiras deve agradar paladar do gado (Foto: Marcelo Calazans) – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

A principal recomendação dos especialistas é ter diferentes pastos, ou seja, não utilizar apenas uma variedade sempre. Além disso, o monitoramento do solo e uso de adubos é o que vai garantir a produtividade.

“É sempre bom lembrar de fazer análise do solo, com ajuda de um técnico para não perder tempo e nem dinheiro”, detalha Gustavo.

Ele destaca ainda que é essencial a aplicação de fósforo, cálcio e magnésio na pastagem.

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico Ambiente arroz avicultura biodiesel biotecnologia brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual rural saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

4 comentários em “Brs Tamni da Embrapa – Capim da Lucro de Verdade”

  1. EDMILSON MOURÃO SOARES

    Qual o percentual de proteína bruta e qual o período do animal pastelaria depois de plantado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores