A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária participará da Norte Show, de 18 a 21 de abril, em Sinop, Mato Grosso, com uma vitrine com mais de 30 tecnologias à disposição dos produtores mato-grossenses.
A participação será em conjunto com o Instituto Soja Livre e com empresas licenciadas para a comercialização de ativos desenvolvidos pela Embrapa.
A novidade deste ano é a instalação de uma área com sistema integrado lavoura-pecuária-silvicultura (ILPF) e outra com sistema agroflorestal (SAF).
Essas tecnologias agregam as 12 opções de plantas forrageiras, incluindo braquiárias, panicuns, andropogon e leguminosas e seis opções de forrageiras consorciadas para a segunda safra em sistema de plantio direto e em integração lavoura-pecuária.
A Embrapa também apresentará cultivares de feijão-caupi, arroz, trigo, sorgo (grãos, forragem e biomassa), amendoim e gergelim.
Outra novidade será a presença de um laboratório móvel utilizado pela Embrapa Agrossilvipastoril para medir as emissões de gases de efeito estufa emitidas pelo solo.
VEJA TAMBÉM | Livro “Embrapa na Agricultura Tropical” destaca as conquistas da pesquisa agropecuária
Os visitantes poderão conhecer as câmeras automáticas utilizadas no acervo e entender um pouco melhor sobre as pesquisas realizadas. A Acrinorte, associação de criadores responsável pela organização do Norte Show, é parceira da Embrapa na realização desses levantamentos.
No estande da Embrapa será possível tirar dúvidas com a equipe técnica, como, por exemplo, sobre a podridão da vagem da soja, problema que vem sendo pesquisado pela empresa. Na manhã de terça e quinta-feira, a pesquisadora Dulândula Wruck estará à disposição para conversar com produtores e técnicos.
Os visitantes também poderão conhecer resultados de pesquisas com bovinos de corte em sistemas de ILPF, adquirir livros e cartilhas publicadas pela empresa e saber mais sobre sistemas integrados de produção agrícola.
SAIBA MAIS | Embrapa oferece palestras em dia de campo sobre ILP no Mato Grosso; olhar
Alunos do Grupo Integrado de Estudos da Pecuária (Gepi) também estarão na Embrapa, apresentando resultados de pesquisas e tirando dúvidas sobre plantas forrageiras e nutrição animal.
Para os interessados em adquirir produtos da Embrapa, empresas licenciadas para comercialização de sementes e produtos, como Agroespecialidades, LC Sementes e Simbiose, estarão à disposição no estande para tirar dúvidas e fazer negócios.
Também participam do estande da Embrapa como parceiros Plantamax, Laboratório Solos e Plantas, Sinotrat, Flora Sinop, Pastorello e Unipasto.
Embrapa 50 anos – No dia 26 de abril, a Embrapa completa 50 anos. O cinquentenário da empresa será o tema norteador da sua presença no Norte Show. As comemorações em Mato Grosso incluirão eventos ao longo do ano.