A campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado de São Paulo está prestes a fechar. Na próxima quarta feira (31), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado espera que cerca de 11 milhões de bovinos sejam imunizados, inclusive gado e búfalos de todas as faixas etárias.
Segundo relatório divulgado pelo Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE), da Coordenação de Defesa Agropecuária (CDA) do Ministério da Agricultura e Abastecimento (SAA), mais de seis mil animais já foram vacinados. O número exato, segundo o relatório, é 6.949.505.
Além disso, 67.172 propriedades atualizaram seu rebanho e declararam vacinação, representando 56,615% de todas as propriedades do estado.
Ao analisar as 40 regiões da Defesa Agropecuária, constatou-se que a Regional de Presidente Venceslau é a que registra o maior número de animais imunizados, com 587 mil bovinos vacinados. Em relação às propriedades, a Regional de Jales apresenta o maior percentual de declarações, com 64,805%.
Os produtores vão aproveitar o dia 7 de junho para fazer a declaração de vacinação contra a febre aftosa, preferencialmente por meio elétrico, por meio do GEDAVE. Caso não seja possível, podemos baixar a declaração disponível na internet, entregando pessoalmente na unidade mais próxima da Unidade de Defesa Agropecuária.
Como vacinar:
- A vacinação deve ser feita com bovinos adquiridos em estabelecimentos cadastrados;
- A carne bovina deve ser mantida refrigerada entre 2 e 8 graus Celsius;
- A vacinação deve ser realizada em horários mais frescos, classificando os animais por idade e sexo;
- Recomenda-se o uso de seringas e agulhas novas e higienizadas;
- A aplicação da vacina é a terceira metade dos peixes por via subcutânea;
- Uma dose de 2 ml de vacina para todos os animais;
- As agulhas devem ser trocadas a cada 10 animais;
- O criador que deixar de vacinar e notificar a vacinação estará sujeito a multas que variam de 03 a 05 UFESP’s por animal.
______
Saiba primeiro mais informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Acompanhe o Canal Rural no Google Notícias.
