A suinocultura no Mato Grosso do Sul já se consolidou como uma atividade moderna, produtiva e de qualidade. O estado tem a sexta maior produção do país, com mais de 100 mil matrizes, com expectativa de crescimento de 49% em três anos.
Dados do Departamento Técnico do Sistema Famasul mostram que em 2022 o estado registrou uma produção de 3,023 milhões de animais, um aumento de 55% em relação a 2017, quando abateu 1,950 milhão de cabeças. A produção de carne suína no Mato Grosso do Sul também apresentou bons números, passando de 148 mil toneladas em 2017 para 240 mil no ano passado, um crescimento de 62%.
A evolução da suinocultura é resultado de maior qualificação dos produtores e benefícios que auxiliam na implantação de novas tecnologias.
O acesso ao crédito rural, uma das principais modalidades de financiamento à disposição dos produtores, tem crescido no Mato Grosso do Sul. Segundo o Banco Central, até 2018 o valor era de pouco mais de R$ 661 mil, e em 2022 ultrapassou R$ 107,09 milhões.
Outro estímulo financeiro oferecido é o Leitão Vida, programa do governo estadual que visa expandir a suinocultura de forma moderna, competitiva e com capacidade para atender os mercados mais exigentes. Em 2022, foram pagos R$ 50,5 milhões em incentivos, beneficiando 246 fazendas, com 2,1 milhões de suínos abatidos.
“Os investimentos na atividade são direcionados a cooperativas e agroindústrias com o objetivo de instalar novas unidades produtoras de leitões (UPLs), implantar a central de produção de sêmen com capacidade para atender até 120 mil matrizes/ano e ampliar a capacidade produtiva dos frigoríficos. Esses investimentos incentivam a agregação de valor à produção local e contribuem para a diversificação da economia do Mato Grosso do Sul.” Destaques Eliamar Oliveira, consultor de economia do Departamento Técnico da Famasul.
Com o aumento da eficiência nas fazendas, a carne suína do Mato Grosso do Sul atende ao consumo interno e já é reconhecida como produto de excelência fora do país. Entre janeiro e junho de 2023, o estado vendeu US$ 22,45 milhões e 9,81 mil toneladas de carne suína para 17 países. Os principais destinos são Hong Kong, Cingapura, Uruguai e Emirados Árabes Unidos.
(Com CNA BRASIL)
(Emanuely/Sou Agro)