El Niño deve trazer chuvas abundantes para o Rio Grande do Sul

El Niño deve trazer chuvas abundantes para o Rio Grande do Sul

O inverno de 2023 terá alta pluviosidade e será menos rigoroso em relação às temperaturas em todo o Rio Grande do Sul.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Qual é o relatório do Boletim do Clima elaborado pelo Sistema de Monitoramento e Alerta Agroclimático (Simagro), da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) para os meses de junho, julho e agosto deste ano.

“Nos próximos meses, a efetividade do evento El Niño favorecendo a ocorrência de chuvas regulares, com altos volumes acumulados ao longo do segundo semestre”Avalia ou coordenador do Simagro, meteorologista Flávio Varone.

O boletim mostra ainda que as temperaturas máximas devem ficar próximas ou ligeiramente acima da média nos meses de junho e abaixo do normal nos meses de julho e agosto.

Já as temperaturas mínimas devem apresentar valores acima do padrão climatológico nos meses de junho e julho, e abaixo da média na maioria das regiões não durante o mês de agosto.

Sobre o El Niño – O último evento intenso, semelhante ao atualmente projetado, ocorreu entre os anos de 2015 e 2016, e causou estragos e prejuízos, com alagamentos e enchentes.

O trimestre setembro-outubro-novembro de 2015 foi classificado como extremamente úmido em diversas regiões e o período dezembro-janeiro-fevereiro de 2016 apresentou normalidade na maioria das áreas e umidade extrema no Noroeste do estado.

Segundo Varone, cabe destacar que a ocorrência do El Niño, com chuvas abundantes nos próximos meses, pode prejudicar o desenvolvimento da safra de inverno, principalmente não no final do ciclo e durante a safra, além de possivelmente atrasar o início da colheita. verão

Veja como estão as temperaturas e chuvas neste trimestre

chuva

Junho: Chuva acima da média na maioria dos dois municípios, com valores próximos da normalidade nos setores Norte e Nordeste.

Julho: Previsão de chuva acima da normalidade em todas as regiões.

Agosto: Chuva acima da média em todo o Estado.

Temperatura máxima

Junho: Próximo da mediana na Meta Leste e valores acima do normal nas demais regiões.

Julho: Os valores caíram da média das regiões e próximos da normalidade nos setores Sul e Leste.

Agosto: Os valores caíram desde os media da região e os próximos da normalidade da zona leste.

Temperatura mínima

Junho: Acima da média em todas as regiões.

Julho: Valores próximos da normalidade no Oeste e Norte e acima das médias históricas nas últimas regiões

Agosto: Abaixo da média histórica nos setores Oeste e Norte, com valores próximos ou um pouco acima da normalidade não permanecendo no Estado.

Veja ou Boletim completo; clique AQUI

Fonte: Ascom Seapi/Governo do RS

Fonte