#sougro| Apesar de dois intensos esforços do setor citrícola nacional, a incidência da doença HLB (esverdeamento) é alta em algumas regiões produtoras de laranja do estado de São Paulo.
Segunda reportagem do Especial Citros 2023, da edição de maio da revista Hortifruti Brasil, publicada pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, esse cenário tem levado citricultores a rever seus investimentos e planejamento de novos pomares , Mesmo em uma safra em que a perspectiva é de preços recordes para os novos contratos de frutas.
Até o próprio Funddecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) recomenda que os produtores façam novos plantios e/ou renovações em regiões com incidência crítica de HLB (acima de 25% em dois pomares), pois as novas árvores ainda são mais suscetíveis à doença – As exceções são propriedades isoladas de outros pomares (com raio de cabelo menor que cinco quilômetros) e com vizinhos que fazem manejo rigoroso.
Nesse sentido, para esta edição, uma equipe da Citros/Cepea aprofundou a avaliação do impacto econômico de dois tratamentos para controle do HLB no custo total de produção. Conforme estimativas, o Cepea indica que os gastos exclusivos para controlar o HLB dentro de uma fazenda podem chegar a 30% dos gastos relacionados ao manejo.
(com CEPEA)
(Emanuely/Sou Agro)

