Em reunião, o Ministério Público do Trabalho do Pará e Amapá (MPT) e a Superintendência Regional do Trabalho (SRT-PA) discutiram a fabricação de um protótipo de embarcação que cumpra com normas de segurança, saúde e higiene, visando melhorar as condições de trabalho dos pescadores na região.

Sobre o assunto, a Associação Brasileira dos Produtores de Pargo (Abrappa) destacou a necessidade de renovação da frota de barcos no Pará, uma vez que as embarcações atuais, construídas com madeira, datam das décadas de 1970 e 1980. Mesmo as construídas recentemente seguem o mesmo modelo.

Novo projeto

O MPT, através do Projeto Santiago, que tem como foco as condições adequadas de trabalho na pesca, realizou inspeções entre 2020 e 2023 na região bragantina, no nordeste paraense, em embarcações destinadas à pesca do pargo. Durante as inspeções, foram identificadas condições inadequadas de trabalho, como falta de banheiros, alojamentos precários e ausência de tratamento acústico nas casas de máquinas.

Na reunião, a Abrappa demonstrou interesse em se adequar às normas trabalhistas e apresentou um projeto de um protótipo de embarcação que garanta padrões conceituais de trabalho decente na pesca do pargo. A associação também buscou apoio do deputado federal Renato Oliveira e se reuniu com o governador do Pará, Helder Barbalho, para tratar da relevância do projeto para a região.

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Parcerias

Além disso, a Abrappa busca parcerias com as Universidades Federais do Pará (UFRA e UFPA), cursos de Engenharia de Pesca e Engenharia Naval, para avaliação técnica e comparativa de desempenho do protótipo em relação à frota atual de embarcações, levando em conta aspectos econômicos, sociais e ambientais (desenvolvimento sustentável) para a implantação de um programa de substituição das embarcações utilizadas atualmente.

De acordo com a Abrappa, há interesse em promover uma nova mesa de diálogo, envolvendo o Poder Executivo estadual, as universidades federais do Pará, o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego, com o objetivo de encontrar soluções que cumpram a Agenda 2030 da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 3, 6, 8, 12, 13, 14 e 17) no âmbito da pesca do pargo.

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Jornal do campo
Título: Nova embarcação é discutida para melhorar condições de trabalho dos pescadores na região do Pará

Introdução:
Em uma reunião entre o Ministério Público do Trabalho do Pará e Amapá (MPT) e a Superintendência Regional do Trabalho (SRT-PA), foi discutida a fabricação de um protótipo de embarcação que cumpra com normas de segurança, saúde e higiene, visando melhorar as condições de trabalho dos pescadores na região. A Associação Brasileira dos Produtores de Pargo (Abrappa) destacou a necessidade de renovação da frota de barcos no Pará, uma vez que as embarcações atuais, construídas com madeira, datam das décadas de 1970 e 1980.

Projeto Santiago e identificação de condições inadequadas de trabalho:
O MPT, por meio do Projeto Santiago, que tem como foco as condições adequadas de trabalho na pesca, realizou inspeções entre 2020 e 2023 na região bragantina, no nordeste paraense, em embarcações destinadas à pesca do pargo. Durante as inspeções, foram identificadas condições inadequadas de trabalho, como falta de banheiros, alojamentos precários e ausência de tratamento acústico nas casas de máquinas.

A necessidade de um novo protótipo de embarcação:
Na reunião, a Abrappa demonstrou interesse em se adequar às normas trabalhistas e apresentou um projeto de um protótipo de embarcação que garanta padrões conceituais de trabalho decente na pesca do pargo. A associação também buscou apoio do deputado federal Renato Oliveira e se reuniu com o governador do Pará, Helder Barbalho, para tratar da relevância do projeto para a região.

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Parcerias e desenvolvimento sustentável:
Além disso, a Abrappa está buscando parcerias com as Universidades Federais do Pará (UFRA e UFPA), cursos de Engenharia de Pesca e Engenharia Naval, para avaliação técnica e comparativa de desempenho do protótipo em relação à frota atual de embarcações. Essa avaliação levará em conta aspectos econômicos, sociais e ambientais, visando o desenvolvimento sustentável. O objetivo é implantar um programa de substituição das embarcações utilizadas atualmente.

Conclusão:
A discussão sobre a fabricação de um novo protótipo de embarcação para melhorar as condições de trabalho dos pescadores na região do Pará é um passo importante para garantir a segurança, saúde e higiene dos trabalhadores. Com o envolvimento do Ministério Público do Trabalho, a Associação Brasileira dos Produtores de Pargo, as universidades federais e outras entidades, espera-se encontrar soluções que estejam em conformidade com a Agenda 2030 da ONU, visando o desenvolvimento sustentável da pesca do pargo.

Perguntas e Respostas Frequentes:
1. Por que é importante renovar a frota de barcos no Pará?
R: As embarcações atuais, construídas com madeira, são antigas e não atendem aos padrões de segurança, saúde e higiene exigidos.

2. Quais foram as condições inadequadas de trabalho identificadas pelo Projeto Santiago?
R: Foram identificadas falta de banheiros, alojamentos precários e ausência de tratamento acústico nas casas de máquinas.

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3. Como a Abrappa pretende se adequar às normas trabalhistas?
R: A associação apresentou um projeto de um protótipo de embarcação que cumpra com os padrões conceituais de trabalho decente na pesca do pargo.

4. Quais são as parcerias que a Abrappa busca para viabilizar o novo protótipo de embarcação?
R: A Abrappa busca parcerias com as Universidades Federais do Pará, cursos de Engenharia de Pesca e Engenharia Naval, para avaliação técnica e comparativa do protótipo.

5. Qual o objetivo do programa de substituição das embarcações utilizadas atualmente?
R: O objetivo é implantar um programa que leve em conta aspectos econômicos, sociais e ambientais, visando o desenvolvimento sustentável na pesca do pargo.

Fonte
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo**

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