Dia Nacional da Cachaca investimento no reposicionamento da bebida

Dia Nacional da Cachaça: investimento no reposicionamento da bebida…

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

PEIEX Agro Cachaça e Cachaça: Taste The New, Taste Brasil, iniciativas da ApexBrasil com o Instituto Brasileiro da Cachaça, reforçam a imagem positiva da bebida no comércio exterior

O mais antigo destilado originário da América Latina, a Cachaça, nasceu no Brasil no século XVI. Ao longo de sua história, a bebida foi alvo de diversas proibições, principalmente na época do Brasil Colonial. Uma dessas proibições resultou na Revolta da Cachaça, quando produtores do Rio de Janeiro se rebelaram contra a proibição da produção desse destilado verde e amarelo. Com isso, a produção da bebida foi permitida novamente em 13 de setembro de 1661, data escolhida pelo Instituto Brasileiro da Cachaça para a comemoração do Dia Nacional da Cachaça. Hoje, a bebida representa a brasilidade em todo o mundo, e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado internacional como um destilado cuja qualidade é comparável à de outros grandes destilados de origem. Bebida versátil, a cachaça vem ganhando espaço não apenas como ingrediente base para coquetéis, mas também sendo consumida pura.

Segundo dados compilados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), entidade representativa do setor, do Comex Stat, do Ministério da Economia, somente nos oito primeiros meses de 2022 houve um crescimento de 26% no volume exportado em relação ao mesmo período do ano. ano anterior, passando de 4,7 milhões de litros para 5,9 milhões, destinados a 66 países, principalmente Estados Unidos, Alemanha e Portugal. Em receita, acumulou um total de US$ 13,10 milhões, número 62% superior ao registrado no mesmo período de 2021.

Parte desse crescimento se deve às oportunidades que as empresas brasileiras do setor têm encontrado a partir de ações realizadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o IBRAC, como o Projeto Setorial de Promoção da Cachaça (Cachaça : Taste The New, Taste Brasil) e o pioneiro Programa de Qualificação para Exportação de Cachaça na versão Agronegócio (PEIEX Agro Cachaça). Um dos principais objetivos das iniciativas conjuntas entre ApexBrasil e IBRAC é gerar o reconhecimento global da Cachaça como uma bebida genuinamente brasileira de qualidade internacionalmente competitiva, além de apresentar a versatilidade de consumo da bebida. “O Brasil tem a Cachaça como a aguardente nacional por excelência e a vemos como um produto com enorme potencial de crescimento no mercado internacional. Sua promoção está associada às características que compõem o perfil brasileiro de alegria e celebração da vida”, destaca o analista de Gestão de Agronegócios da ApexBrasil, Cláudio Borges.

Patrocinadores

Com a PEIEX Agro Cachaça, os produtores recebem conteúdo personalizado e especializado sobre o setor, conhecendo os principais requisitos específicos para exportação de seus produtos. “Por um lado, por meio do PEIEX Agro Cachaça, apoiamos empresas e produtores que estão começando a exportar com uma visão estratégica do setor, para que possam aproveitar ao máximo as oportunidades de negócios que são geradas. Em um segundo momento, eles têm acesso ao projeto Taste The New, Taste Brasil para efetivamente implementar seu planejamento e chegar ao trade preparado para fazer negócios”, relata o analista da Gerência de Qualificação da ApexBrasil, Laudemir Muller. Segundo ele, a cachaça é uma bebida sofisticada e de altíssima qualidade. “Estamos trabalhando em um posicionamento de mercado como um produto diferenciado, cuja base produtiva conta com empresas de diversos portes, principalmente micro e pequenas empresas e essa é a importância da PEIEX Agro Cachaça em levar conhecimento para essas empresas”, continua.

Taste The New, Taste Brasil oferece às empresas a oportunidade de participar de ações promocionais. Tendo como referência sua maturidade exportadora, além de contribuir para o posicionamento da categoria em mercados selecionados. “Nosso trabalho é focado principalmente no branding, para que seja vista como a bebida nacional”, explica Borges. Nesse sentido, uma das principais ações de divulgação da imagem da Cachaça é a criação do branding “Cachaça: Taste the New, Taste Brasil”.

Para Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC, o Projeto Setorial e o PEIEX Agro Cachaça são extremamente importantes para o processo de internacionalização do setor porque, além de se complementarem, possibilitam ações integradas. “As duas iniciativas hoje compõem, de forma integrada, a base da estratégia de promoção internacional da Cachaça. PEIEX Agro Cachaça treina empresas. O Projeto Setorial, por sua vez, cria oportunidades de divulgação das empresas, além de possibilitar a construção de uma mensagem única sobre a Cachaça”.

O Projeto Setorial ocorre por meio de convênio entre as duas entidades e é renovado a cada dois anos. O acordo atual está em vigor desde 2020 e foi prorrogado até março de 2023. Mais de 50 empresas são apoiadas pelo projeto e os países foco para este período são Alemanha, Bélgica, Chile, Estados Unidos, França, México, Portugal, Reino Unido e Suíça.

Patrocinadores

geração de empregos

As exportações contribuem para alavancar internamente a empregabilidade na produção da cachaça exclusiva do Brasil, que é um importante vetor de desenvolvimento regional e um setor importante para a economia nacional: são quase mil produtores de cachaça, devidamente legalizados, espalhados pelo país, gerando mais mais de 600 mil empregos diretos e indiretos, segundo dados do IBRAC. As principais estão localizadas em São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba. No Brasil, a cachaça fica atrás apenas da cerveja entre as bebidas alcoólicas mais consumidas e ocupa o primeiro lugar no grupo de destilados, em termos de volume.

O IBRAC

O IBRAC é a entidade representativa do setor de Cachaça, tem abrangência nacional e entre seus associados estão as principais empresas (micro, pequeno, médio e grande porte) do segmento de produção de Cachaça, sejam elas produtoras, padronizadoras ou engarrafadoras, que correspondem a mais de 80 % do volume de Cachaça formalmente comercializado no Brasil, além de entidades de classe nacional (duas), estadual (nove) e regional (uma). Com essa composição, o IBRAC é a mais ampla representação de uma categoria de bebidas no Brasil.

Patrocinadores

Apex Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos trabalha para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira. Também atendeu mais de 1.300 investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil. O portfólio de serviços da agência vai desde a elaboração de inteligência de dados de mercado até a conexão do investidor com autoridades de alto nível, oferecendo soluções para diversos setores da economia. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual possui mais de 120 escritórios em todo o mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores e entidades de classe.



Source link

Patrocinadores
Rolar para cima