A fazenda Dois Irmãos sediou o Dia de Campo realizado pelo Sistema FAET/Senar no município de Xambioá/TO, extremo norte do estado.
Com a atuação do Senar, por meio da Assistência Técnica e Gerencial, a propriedade aumentou a taxa de ocupação dos pastos.
A intensificação das pastagens permitiu que o número de animais na área quadruplicasse, passando de 20 para 80 cabeças.
Dona Elmícia Avezedo, proprietária da fazenda, disse que o nome “Dois Irmãos” foi uma homenagem às crianças que agora continuam e aprimoram as atividades desenvolvidas na fazenda.
Para Aline Azevedo, sucessora da mãe nos negócios, a chegada do Senar marcou uma nova era. “Apesar de ter crescido na fazenda, não conhecia tanto as atividades, que andava a passos pequenos. Por falta de informação, tivemos grandes prejuízos, mas que poderiam ser superados com a chegada do Senar”ele explicou.
Segundo a técnica do Campo do Senar, Gabriella Lima, quando as obras começaram, a família tinha acabado de investir R$ 70 mil na reforma do pasto. Uma despesa que não compensou.
SAIBA MAIS | A grama African Star se sai bem em um sistema de rotação? Confira!
“Foi a partir daí que começamos a realizar todas as etapas do atendimento, como diagnóstico, mapeamento, início de pastejo alternado, implantação de IATF e parcelamento de alguns piquetes para intensificar a produção”lembrei.
A área utilizada na pecuária para criação é de 248 hectares, mas o projeto de intensificação foi realizado em 36 hectares. Uma das intervenções priorizadas pela assistência técnica foi a implantação do módulo.
A propriedade tem atualmente um módulo de 4 piquetes. No local, a rotação do gado permitiu que uma área tivesse até 28 dias de descanso para recuperar a forragem antes de ser novamente pastoreada.
Como resultado, esta área agora abriga quatro vezes mais animais do que antes. Passou de 20 bovinos para 80 animais. Uma taxa de ocupação de cerca de 1,6 UA por hectare.
O resultado foi apresentado a produtores, alunos e técnicos da região no dia de campo organizado pela ATeG no Senar Tocantins. O produtor rural Cleidival Lima se surpreendeu com o pasto e os números da fazenda “Já havia visitado a Dona Elimicia há um tempo atrás, quando cheguei aqui me surpreendi ao ver como havia mudado. É muito bom participar de dias assim porque acabamos tirando dúvidas e levando para nossa fazenda”.
Durante o evento, foi realizada uma oficina com o tema “Implantação e Manejo de Pastagens” para os participantes. Segundo o superintendente adjunto do sistema, Fred Sodré, os resultados são realidade porque o trabalho é feito com empenho e dedicação.
“Cada vez que organizamos eventos como este e visitamos uma propriedade, nos orgulhamos de ver de perto que o produtor realmente coloca em prática as técnicas de manejo, manejo, entre outras melhorias possibilitadas pela ATeG”ele afirmou.
Fonte: Sistema Ascom FAET/Senar



