Leite Orgânico

Descubra o Observatório do Leite Orgânico

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!
Leite Orgânico
Descubra o Observatório do Leite Orgânico 4

Observatório do Leite Orgânico
Plataforma que fortalece a cadeia produtiva
O projeto da Embrapa Gado de Leite resultou na criação da plataforma do Observatório do Leite Orgânico, que tem como objetivo fornecer dados e informações relevantes para produtores, laticínios e consumidores. Além disso, a plataforma também disponibiliza estudos e análises que podem subsidiar a revisão de regulamentos técnicos e a formulação de políticas públicas adequadas ao segmento. A intenção é contribuir para a estruturação e expansão do mercado de leite orgânico no país.

O que é leite orgânico e como a plataforma atua
O leite orgânico é produzido de acordo com princípios da agricultura orgânica, regulamentados por lei para garantir qualidade e rastreabilidade. A plataforma reúne uma gama de dados de interesse do setor, permitindo interações que possam gerar inteligência estratégica e territorial para os diversos elos da cadeia produtiva. A plataforma também tem como objetivo alinhar produtores, laticínios e consumidores, fortalecendo a rede e facilitando o planejamento do setor.

Desafios e oportunidades
Os produtores de leite orgânico enfrentam desafios como a escassez de insumos específicos, os preços elevados desses insumos e a dificuldade em encontrar canais de distribuição. A plataforma visa identificar e caracterizar canais de distribuição e fornecer informações que subsidiem as estratégias de marketing do setor. Além disso, busca gerar inteligência estratégica e territorial para a cadeia produtiva, promovendo a revisão de regulamentações técnicas e a formulação de políticas públicas adequadas ao segmento.

Participação na plataforma
A plataforma é participativa e convida produtores e vendedores de insumos e de lácteos orgânicos a cadastrarem seus dados. Os dados serão disponibilizados para consulta pelos usuários e sistematizados para análises e pesquisas. A adesão à plataforma é uma oportunidade para fortalecer a cadeia produtiva e contribuir para o crescimento do mercado de leite orgânico.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Patrocinadores



Já está em operação a plataforma do Observatório do Leite Orgânico , resultado de projeto de pesquisa liderado pela Embrapa Gado de Leite (MG), em parceria com instituições de ensino e pesquisa ( quadro abaixo ). 

 

A plataforma traz dados de interesse dos setores produtivos (fazendas e laticínios), como o histórico do número de produtores certificados, localização das unidades de produção e de processamento, o perfil produtivo e ambiental dos sistemas de produção e do mercado consumidor. A plataforma também disponibiliza à sociedade informações sobre a produção orgânica de leite e o mapeamento dos pontos de comercialização de lácteos orgânicos no Brasil.

 

 “Nossa intenção é contribuir com a estruturação da cadeia agroalimentar do leite orgânico no País, ainda incipiente, mas que possui elevado potencial de expansão”, diz a pesquisadora da Embrapa Fernanda Samarini Machado , ao afirmar que esse “nicho de mercado está em crescimento e aproxima quem consome de quem produz, e valoriza a produção de alimentos integrados à natureza, respeitando o bem-estar dos animais, a qualidade de vida dos colaboradores e a saúde das pessoas”. Segundo ela, os princípios da produção orgânica estão alinhados à expansão da consciência da sociedade.

 

O que é leite orgânico?

 

O leite orgânico é um alimento produzido em um sistema administrado de forma sistêmica como um “organismo agrícola” (daí vem o termo “orgânico”), por meio de várias técnicas verificadas aos princípios da agricultura orgânica e regulamentadas por normas específicas, que busca a integração entre a produção vegetal e animal, o equilíbrio do ecossistema, o desenvolvimento econômico e a maximização dos benefícios sociais. A produção e o processamento do leite orgânico são regulamentados por lei, com garantia de qualidade e rastreabilidade por meio de certificação comprovada pelo selo “Produto Orgânico Brasil”, do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg). Trata-se da Lei nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003, conhecida como “Lei dos Orgânicos”.

Patrocinadores

 

Com a plataforma, a Embrapa reúne, em um único local, uma gama de dados de interesse do setor, como o número e a localização de produtores de leite orgânico registrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do MAPA, desde 2016. Nela, também é possível localizar e incluir de forma participativa fornecedores de insumos, indústrias transformadoras e canais de comercialização de lácteos orgânicos, como feiras, mercados e vendas on-line.

 

Buscamos aproximar produtores, laticínios e consumidores, que se encontram dispersos geograficamente, para fortalecer a rede e facilitar o planejamento do setor”, diz o analista da Embrapa Fábio Homero Diniz . “Caso eu seja um produtor de leite orgânico e preciso encontrar um fornecedor de insumo ou laticínio especializado próximo à minha propriedade, a plataforma terá essa informação”, explica o analista. O mesmo acontece com os orgânicos que não sabemos onde comprar leite e orgânicos.

 

O Observatório também disponibiliza estudos e análises, permitindo interações capazes de propiciar a geração de inteligência estratégica e territorial para os diversos elos da cadeia produtiva. A expectativa dos pesquisadores da Embrapa é que os dados possam subsidiar a revisão de regulamentos técnicos e a formulação de políticas públicas adequadas ao segmento. A plataforma pode ser acessada gratuitamente.

 

Como a plataforma atua

Patrocinadores

 

Uma das motivações para a criação do Observatório do Leite Orgânico foi a grande demanda dos produtores por insumos específicos destinados à produção. “O setor carece de uma maior articulação entre as fazendas e os fornecedores de insumos orgânicos, que estão geograficamente dispersos”, diz Fernanda Samarini.

 

Um dos grandes gargalos planejados pelos produtores de leite orgânico é a escassez e os preços elevados de insumos para alimentação do rebanho, como o milho orgânico. “O avanço na produção está atrelado ao crescimento na oferta de milho orgânico a um preço mais acessível”, afirma o cientista, que defende: “é fundamental que uma fazenda tenha baixa dependência de insumos externos, por meio da integração entre a produção vegetal e animal, da criação de animais eficientes e adaptados e de práticas de manejo adequadas das pastagens, garantindo oferta de alimento diversificado e de qualidade”.

 

Os produtores também apontam prejuízos em vendas. “Como atualmente não há grandes laticínios participantes na coleta de leite orgânico, os produtores precisam produzir e comercializar os seus próprios produtos, ou buscar parcerias com laticínios menores que processam e comercializam lácteos orgânicos”, explica Diniz. Os produtores de leite orgânico precisam estar bem alinhados às demandas do mercado e trabalhar em estratégias de divulgação dos produtos. Na pesquisa sobre o perfil do mercado de leite orgânico no Brasil, os consumidores apontaram que o maior impedimento para aumentar o consumo de lácteos orgânicos é a dificuldade de encontrar os produtos, além do preço mais elevado.

 

Kennya Beatriz Siqueira , pesquisadora da Embrapa, explica que é necessário identificar e caracterizar os principais canais de distribuição para subsidiar as estratégias de marketing do setor primário, indústria e comércio. A plataforma surge, então, como o processo de estruturação da cadeia agroalimentar do leite orgânico, estabelecendo uma rede de stakeholders que visa:

Patrocinadores

 

  • Caracterizar os sistemas orgânicos de produção de leite em relação aos aspectos técnicos, econômicos, sociais, ambientais e territoriais.
     

 

  • Caracterizar e realizar o georreferenciamento de fornecedores de insumos, processadores e canais de comercialização de lácteos orgânicos.
     

 

  • Caracterizar o perfil do consumidor e a tendência de consumo de lácteos orgânicos no País.
     

 

  • Criar inteligência estratégica e territorial para a cadeia agroalimentar do leite orgânico, por meio de análises e estudos, fornecendo subsídios e suporte para a revisão de regulamentos técnicos e formulação e avaliação de políticas públicas.
     

 

  • Gerar indicadores de bem-estar animal adaptados aos sistemas de produção orgânicos de leite, promovendo a revisão de regulamentações técnicas a respeito do tema.

 

 

Observatório do Leite Orgânico é uma ferramenta participativa; Portanto, produtores e vendedores de insumos e de lácteos orgânicos são convidados a cadastrar seus dados e pontos de venda na plataforma. Os dados serão selecionados pela equipe do projeto e disponibilizados para consulta pelos usuários. O Observatório também sistematizará informações sobre produção de leite e insumos orgânicos oriundas do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do MAPA, bem como análises e dados de pesquisa.

 

As informações são da Embrapa, adaptadas pela equipe MilkPoint.

 




Plataforma do Observatório do Leite Orgânico: A revolução na produção de leite

Como Acessar a Plataforma do Observatório do Leite Orgânico

Patrocinadores

O sistema do Observatório do Leite Orgânico, desenvolvido pela Embrapa Gado de Leite (MG) em parceria com instituições de ensino e pesquisa, está em pleno funcionamento. Esta plataforma é uma grande conquista resultante de um projeto de pesquisa que tem como objetivo oferecer dados de interesse dos setores produtivos, como fazendas e laticínios. O principal objetivo deste projeto é a estruturação da cadeia agroalimentar do leite orgânico no Brasil, um mercado ainda incipiente, mas com alto potencial de crescimento.

Os dados disponíveis na plataforma incluem histórico do número de produtores certificados, localização das unidades de produção e de processamento, perfil produtivo e ambiental dos sistemas de produção e do mercado consumidor. Além disso, a plataforma oferece informações sobre a produção orgânica de leite e o mapeamento dos pontos de comercialização de lácteos orgânicos no Brasil.

Segundo a pesquisadora da Embrapa, Fernanda Samarini Machado, o nicho de mercado de leite orgânico está em crescimento e aproxima quem consome de quem produz, valorizando a produção de alimentos integrados à natureza e o respeito ao bem-estar dos animais, qualidade de vida dos colaboradores e saúde das pessoas. A produção e o processamento do leite orgânico são regulamentados por lei, com garantia de qualidade e rastreabilidade por meio de certificação comprovada pelo selo “Produto Orgânico Brasil”, do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg).

A plataforma do Observatório do Leite Orgânico é uma ferramenta participativa que reúne uma gama de dados de interesse do setor, como o número e a localização de produtores de leite orgânico, registrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do MAPA desde 2016. Além disso, ela possibilita a localização e inclusão de forma participativa fornecedores de insumos, indústrias transformadoras e canais de comercialização de lácteos orgânicos, como feiras, mercados e vendas online.

Patrocinadores

A plataforma também disponibiliza estudos e análises, permitindo interações capazes de propiciar a geração de inteligência estratégica territorial para os diversos elos da cadeia produtiva. Os pesquisadores da Embrapa esperam que os dados proporcionem a revisão de regulamentos técnicos e a formulação de políticas públicas adequadas ao segmento.

Dessa forma, o Observatório do Leite Orgânico surge como um processo de estruturação da cadeia agroalimentar do leite orgânico, estabelecendo uma rede de stakeholders e visando caracterizar os sistemas orgânicos de produção de leite, realizar o georreferenciamento de fornecedores, processadores e canais de comercialização de lácteos orgânicos, bem como gerar indicadores de bem-estar animal adaptados aos sistemas de produção orgânicos de leite.

Portanto, a plataforma é uma valiosa fonte de informação que pode subsidiar o planejamento estratégico do setor, promovendo um maior alinhamento entre as fazendas e os fornecedores de insumos. Convidamos produtores e vendedores de insumos e lácteos orgânicos a cadastrar seus dados e pontos de venda na plataforma, pois eles serão selecionados pela equipe do projeto e disponibilizados para consulta pelos usuários.

Assim, a criação do Observatório do Leite Orgânico representa um avanço significativo na produção de leite no Brasil, promovendo a integração entre os produtores, os fornecedores e os consumidores, fortalecendo a rede e facilitando o planejamento do setor. Acesse gratuitamente a plataforma e faça parte desta revolução na produção de leite orgânico.
1. Qual a importância da criação do Observatório do Leite Orgânico para a cadeia produtiva do leite orgânico?
Resposta: A criação do Observatório do Leite Orgânico é de extrema importância para fortalecer a cadeia agroalimentar do leite orgânico no Brasil, possibilitando a integração entre produtores, laticínios e consumidores, além de subsidiar a revisão de regulamentos técnicos e a formulação de políticas públicas adequadas ao segmento.

Patrocinadores

2. O que é necessário para que um leite seja considerado orgânico?
Resposta: O leite orgânico é produzido em um sistema administrado de forma sistêmica, por meio de técnicas verificadas aos princípios da agricultura orgânica e regulamentadas por normas específicas, que buscam a integração entre a produção vegetal e animal, o equilíbrio do ecossistema e o desenvolvimento econômico.

3. Quais são os principais desafios enfrentados pelos produtores de leite orgânico no Brasil?
Resposta: Os principais desafios enfrentados pelos produtores de leite orgânico incluem a escassez e preços elevados de insumos para alimentação do rebanho, a necessidade de articulação entre fazendas e fornecedores de insumos dispersos geograficamente, e a dificuldade de encontrar canais de comercialização de lácteos orgânicos.

4. De que forma a plataforma Observatório do Leite Orgânico busca aproximar produtores, laticínios e consumidores?
Resposta: A plataforma busca aproximar produtores, laticínios e consumidores, que se encontram dispersos geograficamente, para fortalecer a rede e facilitar o planejamento do setor, proporcionando acesso a informações sobre localização de produtores, processadores e canais de comercialização de lácteos orgânicos.

5. Como a plataforma do Observatório do Leite Orgânico pode contribuir para a geração de inteligência estratégica e territorial para os diversos elos da cadeia produtiva?
Resposta: A plataforma pode contribuir para a geração de inteligência estratégica e territorial para os diversos elos da cadeia produtiva por meio de estudos e análises, fornecendo subsídios e suporte para a revisão de regulamentos técnicos e a formulação e avaliação de políticas públicas adequadas ao segmento do leite orgânico.

Perguntas Frequentes sobre Leite Orgânico

O que é leite orgânico?

O leite orgânico é um alimento produzido em um sistema administrado de forma sistêmica como um “organismo agrícola” (daí vem o termo “orgânico”), por meio de várias técnicas verificadas aos princípios da agricultura orgânica e regulamentadas por normas específicas.

Como a plataforma do Observatório do Leite Orgânico atua?

Uma das motivações para a criação do Observatório do Leite Orgânico foi a grande demanda dos produtores por insumos específicos destinados à produção. A plataforma visa reunir uma gama de dados de interesse do setor, como o número e a localização de produtores de leite orgânico registrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do MAPA, desde 2016.

Quais são os objetivos do Observatório do Leite Orgânico?

O Observatório busca caracterizar os sistemas orgânicos de produção de leite em relação aos aspectos técnicos, econômicos, sociais, ambientais e territoriais, além de criar inteligência estratégica e territorial para a cadeia agroalimentar do leite orgânico e gerar indicadores de bem-estar animal adaptados aos sistemas de produção orgânicos de leite.

Os produtores e vendedores de insumos orgânicos são convidados a participar do Observatório?

Sim, produtores e vendedores de insumos e de lácteos orgânicos são convidados a cadastrar seus dados e pontos de venda na plataforma. Os dados serão selecionados pela equipe do projeto e disponibilizados para consulta pelos usuários.

 Já está em operação a plataforma do Observatório do Leite Orgânico, resultado de projeto de pesquisa liderado pela Embrapa Gado de Leite (MG), em parceria com instituições de ensino e pesquisa. As informações são da Embrapa, adaptadas pela equipe MilkPoint.                          

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores
Rolar para cima