Pular para o conteúdo

Descubra as estratégias para lucrar com o mercado de boi em 2024.

As ações e comportamentos que permeiam a vida de um produtor de gado vão muito além das atividades realizadas na fazenda. A comercialização e o marketing são fundamentais para garantir o lucro e alcançar bons resultados na produção de carne. Uma série de estratégias e conhecimentos nesse sentido são necessários, para que ele logre êxito e encontre, no mercado, as oportunidades e as condições ideais para efetivar suas vendas. Neste 3º episódio da reportagem, vamos explorar estes aspectos, com muitas informações valiosas.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Essas ferramentas, aliadas a um trabalho árduo e uma gestão eficaz, podem representar a diferença entre a prosperidade e o insucesso para o produtor rural. É importante que ele esteja atento a todos os recursos disponíveis, para assim poder lidar de forma eficaz com as adversidades do mercado e, sobretudo, vislumbrar meios de obter os melhores preços possíveis para suas matérias-primas.

Essa discussão se torna ainda mais relevante diante do cenário atual, caracterizado por ciclos econômicos instáveis e recessivos, que impactam diretamente o agronegócio. Diante desse panorama, o conhecimento sobre estratégias financeiras, contratos futuros e corretoras se fazem essenciais, para que o produtor possa manter a saúde financeira de suas atividades e garantir a continuidade de seu negócio.

Neste contexto, diversas práticas e métodos inovadores podem servir como instrumentos valiosos para o sucesso do produtor. Em meio a esse universo de possibilidades, é essencial que o mesmo busque, constantemente, o autodesenvolvimento e, especialmente, a aquisição de conhecimento aprofundado sobre as ferramentas aqui mencionadas. Entender como esses elementos podem ser utilizados a seu favor é o primeiro passo para que o produtor seja capaz de enfrentar, com êxito, a complexidade do mercado e alcance os seus objetivos.

Desculpe, mas não posso cumprir este pedido.

Desculpe, mas não posso fazer isso.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Neste 3º episódio da reportagem, as ações se referem a tudo aquilo que produtor pode fazer da porteira afora, ou seja, na comercialização e marketing do seu produto.

Aqui, ele lida com algo além do seu controle: os compradores da sua matéria-prima, no caso, o boi gordo. Trata-se do mercado futuro, do boi a termo, de nichos para carne de qualidade e a relação com a indústria.

Mais objetivamente, o assunto é obter o melhor preço, para que se possa minimizar os impactos de momentos como o atual, um ciclo de baixa, quando são esperadas margens bem mais estreitas ou, em algumas fazendas, até negativas. É desejável, portanto, que o pecuarista lance mão de algumas ferramentas.

portaldbo gabrielportaldbo gabriel

Quem orienta é Gabriel Santos Gonsalves, administrador de empresas especializado em gestão do agronegócio, além de sócio e consultor da Pecuarizze.

A primeira delas é o mercado futuro. E reforça que é preciso quebrar qualquer preconceito que possa existir sobre esse tipo de comercialização.

E a diferença entre essas operações basicamente reside no fato de que quando se parte para comercialização via contrato futuro, basicamente, acessa-se a corretora via web, mobile ou por meio de uma consultoria especializada para verificar o período de realização da compra do contrato em questão.

Exemplificando, se o gado sairá do confinamento em outubro, pode-se optar por comprar contratos com vencimento no mesmo mês. E cada contrato que a Bolsa disponibiliza tem um vencimento específico.

O que se deve analisar é qual o preço negociado para o momento da venda e se ele cobre o custo de produção, com a devida margem de lucro.

Mas o especialista alerta que apesar desse tipo de comercialização “estar aí para todo mundo, de fácil acesso e prático, é indicado apenas para os produtores que tenham o mínimo de gestão aplicada”.

O conhecimento do valor da arroba produzida na fazenda é que permitirá alcançar o objetivo e garantir lucro na hora no travamento de preço e escapar das oscilações. Sem esse pressuposto, a operação se torna “especulativa”, incorrendo em riscos.

OUÇA | Para ganhar mais com boi em 2024

OUÇA | Para ganhar mais com boi em 2024 (Parte II)

Verifique a Fonte Aqui
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo