Consórcio do Centro do Paraná é o primeiro a aderir ao sistema de atenção à sanidade agroindustrial

Consórcio do Centro do Paraná é o primeiro a aderir ao sistema de atenção à sanidade agroindustrial

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

#sou agro | O Consórcio Intermunicipal CID Centro (Consórcio Público Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária, Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná) poderá indicar agroindústrias para comercialização de produtos de origem animal em todo o Estado. Ele é o primeiro a entrar no Susaf/PR (Sistema Único de Atenção à Saúde da Família, do Artesanato e da Pequena Agroindustrial). O ato de adesão foi nesta quinta-feira (04) em Pitanga.

Criado para estimular o desenvolvimento regional, o Núcleo CID reúne 31 municípios. Agora, você poderá indicar agroindústrias em sua área de abrangência para que, atendendo às normas higiênico-sanitárias e à legislação do setor, possa comercializar seus produtos em todo o Paraná. O consórcio se soma a outros 26 municípios que também podem fazer a indicação por meio do Sistema de Fiscalização Municipal (SIM).

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou a necessidade de zelar pela qualidade e sanidade dos produtos agroindustriais do estado. “Reconhecemos o esforço do consórcio na proteção da pequena indústria e na defesa do consumidor”, afirmou. “Vale a pena porque é uma oportunidade para milhares de agroindústrias venderem para 11,5 milhões de paranaenses, agregando mais valor ao produto e trazendo riqueza ao bolso”.

PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

Segundo ele, o sistema quebra as barreiras de uma legislação que há mais de 70 anos não permitia que produtos sabidamente bons do ponto de vista higiênico-sanitário, vendidos livremente em um município, ultrapassassem os poucos centímetros que limitam os territórios.

“Eles impediram o progresso de todos os agricultores familiares que têm um espírito empreendedor um pouco mais avançado”, afirmou Ortigara. “O que o consórcio fez é um caso inédito, mais do que dobrando o esforço de dois anos e ajudando no desafio de ter pelo menos metade dos municípios do Estado na Susaf até o final do atual governo”, disse o secretário.

A concessão da Susaf/PR é de responsabilidade da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (adaptar). “Os produtos qualificados pelo consórcio têm que sair daqui com condições de serem consumidos no Brasil e no mundo, que precisam de alimentos”, disse o presidente da agência, Otamir Cesar Martins. “É um serviço de muita responsabilidade”, reforçou.

A Susaf foi criada por lei em 2013, mas regulamentada em 2020. O programa é voltado especialmente para a agroindústria familiar e de pequeno porte. O requisito é que esteja cadastrado no SIM. Antes, para ultrapassar os limites municipais, era necessário fazer o registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIP-Dipoa).

“A Susaf-PR pode ser concedida a municípios ou consórcio de municípios que apresentem serviço de fiscalização estruturado e ativo que garanta que o produto é de boa qualidade e inofensivo”, explica a gerente de Fiscalização de Produtos de Origem Animal da Adapar, Mariza Koloda Henning .

PortalSouAgro Banner Pirelli Desktop 1
PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

O presidente do Consórcio Cid Centro e prefeito de Palmital, Valdinei de Souza, destacou a união entre os 31 municípios. “Conseguimos melhorar nossa cidade e a cidade vizinha, porque buscamos exemplos do que está dando certo”, disse.

SUSAF – Os estabelecimentos interessados ​​em obter o selo Susaf/PR devem seguir programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são necessários manutenção de instalações e equipamentos, controle de água potável, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Devem também contratar profissional legalmente habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.

Os consumidores podem verificar site da adapar municípios cadastrados na Susaf/PR. Por meio dos links, o interessado será encaminhado aos sites dos municípios, onde estão disponíveis informações sobre os estabelecimentos e produtos indicados à Susaf/PR.

COMPARECIMENTO – O evento contou com a presença de prefeitos e representantes de todos os prefeitos que compõem o Consórcio Cid Centro. Também estavam servidores da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e da Adapar das regionais de Pitanga, Ivaiporã, Campo Mourão, Guarapuava, Umuarama e Apucarana.

(Com AEN)

(Emanuely/Sou Agro)



Sou Agro