Pular para o conteúdo
Patrocinador

Verme – O Mal invisível do Seu Rebanho

Originally posted on 9 de setembro de 2022 @ 06:38

Verme - O Mal invisível do Seu Rebanho

Verme – O Mal invisível do Seu Rebanho

Sinais da doença

Os principais sinais da verminose nos bovinos além da anemia e do enfraquecimento é o aparecimento de diarreia escura as vezes sanguinolenta, pelos ásperos e eriçados com presença de vermes nas fezes e inchaço na barbela dos animais. Na verminose pulmonar, o animal pode apresentar tosse, respiração acelerada e difícil.

A verminose pulmonar é mais comum em bovinos no primeiro ano de vida.

Os prejuízos provocados pelos vermes dependem da espécie do verme e do grau de infestação, conjuntamente com as condições de clima, solo, vegetação, tipo de condução do pastejo, a raça, a idade do animal e se gado de corte ou de leite. (Na criação de bovinos de leite, devido ao manejo intensivo, a verminose ocasiona maiores prejuízos).

Pesquisadores mostraram que a vermifugação dos animais três vezes ao ano (maio, julho, e setembro) proporcionou em dois anos um retorno financeiro de 457,46% sobre o custo da aplicação do vermífugo. 

Durante três anos pesquisadores tratando animais estrategicamente nos meses de maio, julho, setembro e dezembro, constataram que os animais tratados ganharam 40 Kg a mais que animais não tratados.

Em nossa região, no Brasil Central a morte dos animais pela verminose é baixa, mas chega a 2%, sendo que o efeito de maior prejuízo está no atraso do crescimento e baixo ganho de peso, devido à redução da ingestão e conversão dos alimentos.

Conclusões de algumas pesquisas

  1. As infestações por vermes em bovinos de corte criados a pasto são mais graves a partir da desmama e durante a época seca do ano.
  2. As populações de larvas infectantes nas pastagens são mínimas durante a seca.
  3. Nos períodos chuvosos, a quantidade de larvas disponíveis nas pastagens é maior e consequentemente neste período os animais são mais suscetíveis à verminose. (Segundo os pesquisadores, 95% dos vermes se encontram na pastagem e somente 5% estão dentro dos animais).
  4. Durante a seca constatou-se uma grande população de vermes adultos no interior do organismo animal. Esse fato proporciona oportunidade para combatê-los, concentrando o tratamento com vermífugo durante este período, quando as condições de reinfecções são mínimas.
  5. Neste período, o problema da verminose se agrava, com a nutrição deficiente.
  6. A vermifugação estratégica nos meses de maio, julho, setembro e dezembro, com anti-helmíntico de amplo espectro é eficiente. Utiliza-la a partir da desmama até aos 2 anos de idade. Com este tratamento os animais perdem menos peso durante a seca e ganham significativamente mais peso no período chuvoso seguinte.        
  7. O uso contínuo das vermifugações estratégicas permite que o número de larvas nas pastagens decresça a níveis mínimos aceitáveis.

Ciclo biológico dos vermes

No interior do Intestino, ou nos pulmões, alojam-se  os vermes adultos, machos e fêmeas, que se acasalam.

As Fêmeas produzem centenas de ovos.

Os ovos são eliminados ao meio exterior nas fezes. No interior das fezes, os ovos evoluem e de cinco a sete dias chegam ao estágio de larvas infectantes que ficam disponíveis no pasto.

Quando o bovino se alimenta, ingere com o capim as larvas infectantes que se desenvolvem, até vermes adultos, machos e fêmeas, que no interior do tubo digestivo ou nos pulmões iniciarão novo ciclo.

Esquema estratégico de aplicação de vermífugos

A primeira aplicação, no início do período seco ,(maio), objetiva eliminar os vermes adquiridos pelos animais na época chuvosa; evitando que os vermes continuem a eliminar ovos nas pastagens. A segunda vermifugação, em meados do período seco, (julho), atua sobre os vermes adquiridos pelos animais durante as semanas que se seguiram a primeira vermifugação e que estariam contaminando as pastagens com ovos.

Nesse período ainda existe umidade suficiente para permitir o desenvolvimento dos ovos até larva infectante.

A terceira aplicação, no final do período seco,(setembro), tem como finalidade eliminar algum verme adulto que exista nos animais.

Algumas recomendações

  • Utilizar na propriedade a rotação de   pastagens.
  • Vermifugar qualquer categoria animal antes de entrar em pastagens que foram vedadas e/ou recém-formadas.
  • Utilizar sempre a dose recomendada pelo fabricante do produto.
  • Os bezerros mamando, com menos de 4 meses de idade devem ser mantidos em locais limpos e em pastagens drenadas e de boa qualidade.
  • Nas criações extensivas de gado de corte utilizar o controle estratégico conforme as categorias de animais.
  • Deve-se vermifugar todos os animais e não somente os magros.
  • Nunca criar animais   jovens misturados com animais adultos.
  • Vermifugar as bezerras leiteiras, a partir do terceiro mês e repetir a cada 2 meses até 1 ano de vida, posteriormente fazer vermifugação estratégica nos meses de maio, julho, setembro e dezembro.

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico Ambiente arroz avicultura biodiesel biotecnologia brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual rural saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinador