Em março temos datas muito importantes, tanto para o Brasil quanto para o planeta. Nos dias 16 e 20 do mês, são comemorados o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas e o Dia Mundial da Agricultura, respectivamente. Diante dessas datas, a Associação ConectarAGRO coloca a seguinte questão para debate: como a adoção da conectividade no meio rural pode otimizar a produção?
A adoção da conectividade amplia o poder da tecnologia, essencial para a incorporação de práticas sustentáveis no campo, mitigando os efeitos causadores das mudanças climáticas no Brasil e no mundo.
O desenvolvimento da agricultura digital proporciona diversos benefícios para o mercado agrícola brasileiro, que ganha maior agilidade e assertividade nas tomadas de decisões, aumento da produção, otimização no uso de insumos e melhor monitoramento da fazenda. Consequentemente, temos menos perda de recursos e produtos. Isso porque o produtor consegue manejar a lavoura com base em dados agronômicos seguros da lavoura, utilizando as informações disponíveis.
Com o uso da agricultura digital, uma grande quantidade de dados e informações é processada, consolidada e analisada. A partir deles é possível gerar recomendações mais precisas ao produtor, como, por exemplo, a indicação da melhor época de plantio, adubação adequada, desempenho de cada talhão, quantidade de sementes a semear, de defensivos a serem aplicado, entre outros. Tudo isso promove a redução de desperdícios e melhor aproveitamento dos recursos, transformando o agronegócio em uma prática muito mais sustentável.
A agricultura de precisão permite o ajuste automático dos equipamentos para distribuição de fertilizantes e defensivos agrícolas na quantidade certa em cada pequena área da propriedade.
A ConectarAGRO é uma Associação que, por meio de uma visão comum e colaboração entre empresas de diferentes setores, visa contribuir para consolidar e ampliar o acesso à internet nas mais diversas regiões agrícolas brasileiras, dando direcionamento e segurança para que agricultores possam adotar tecnologias onde a conectividade é necessária. Além dessa otimização de recursos, também torna justa a concorrência entre pequenos e grandes produtores.
Segundo estudos realizados pela Associação no Mato Grosso e no Paraná, com a adoção da conectividade na produção rural é possível obter uma redução de até 5% no uso de combustíveis no ano. Isso significa uma menor emissão de gases causadores do efeito estufa. E essa redução vem acompanhada de um ganho de produtividade de 2%.
“A conectividade no meio rural é extremamente importante para otimizar a produção e torná-la mais sustentável. Além de uma melhor gestão da propriedade, é possível observar maior produtividade com menor impacto ambiental. Até agora, a união das empresas que compõem o ConectarAGRO ajudou a promover a conectividade, via banda larga 4G, 700 MHz, a mais de 12 milhões de hectares nessas áreas, o que é um grande passo para a adoção da Agricultura Digital no país” , diz Ana Helena de Andrade, presidente da ConectarAGRO.
Sobre a Associação ConectarAGRO
A ConectarAGRO é uma associação civil sem fins lucrativos que visa promover a expansão do acesso à internet em áreas remotas do Brasil, para conectar pessoas, máquinas e instrumentos, viabilizando a Internet das Coisas (IoT) na agricultura. Para isso, propõe a adoção de uma tecnologia aberta, acessível e simples: o 4G, com frequência de 700 MHz. Criada a partir do problema comum de falta de conectividade no campo, enfrentado pelo agronegócio, a iniciativa já contribuiu para levar internet a mais de 7 milhões de hectares. A Associação ConectarAGRO conta atualmente com 44 empresas associadas. Para mais informações, incluindo novos membros, visite o site.
Para baixar as imagens relacionadas ao ConectarAGRO, Clique aqui.