O comissário de Agricultura da UE, Janusz Wojciechowski, alertou que mais agricultores podem deixar a Política Agrícola Comum (PAC), a menos que o orçamento seja aumentado.

O comissário discutiu um projeto de relatório sobre como garantir a segurança alimentar e a resiliência de longo prazo da agricultura da UE no Parlamento da UE ontem (terça-feira, 13 de junho).

O relatório, elaborado pela eurodeputada alemã Marlene Mortler, apoia a opinião do Comissário Wojciechowski de que o actual orçamento da PAC é insuficiente para garantir a segurança alimentar e deve ser aumentado consideravelmente.

O comissário disse que os agricultores estão a lidar com os efeitos da pandemia de Covid-19, as consequências da guerra na Ucrânia e o impacto das alterações climáticas, incluindo secas e cheias.

Patrocinadores

BONÉ

“Com um orçamento da PAC de 0,4% do PIB, não conseguiremos responder com eficácia aos grandes desafios que se colocam à agricultura nesta grande crise.

“Também existe o risco de cada vez mais agricultores abandonarem os pagamentos diretos, reconhecendo que não compensam totalmente o ônus de participar da Política Agrícola Comum.

“Em particular, precisamos fortalecer as ferramentas e os fundos de gestão de crises da comunidade”, disse o comissário Wojciechowski.

Commissioner warns more farmers may abandon CAP 1

O comissário tem dito que a reserva agrícola, de 450 milhões de euros, “não chega numa situação de crise profunda e generalizada”.

Ele disse que a ajuda pública interna está sendo cada vez mais usada para responder à crise causada pela guerra na Ucrânia.

Patrocinadores

“Os Estados membros concederam mais de 7.000 milhões de euros em ajudas aos agricultores, e essa ajuda é justificada e necessária, mas, por outro lado, causa desigualdades na concorrência no mercado comum.

“Temos um mercado comum, uma política agrícola comum, então a ajuda à crise deve ser compartilhada, mas são necessários muito mais recursos para o gerenciamento da crise.”

O comissário fez uma proposta à Comissão da UE antes da próxima revisão do quadro financeiro plurianual (QFP) que aponta para a necessidade de aumentar a reserva agrícola da PAC.

Wojciechowski também preparará um plano este ano para a Comissão da UE para garantir a segurança alimentar na União Europeia, reconhecendo ao mesmo tempo o papel que a UE desempenha na segurança alimentar global.

Acrescentou que este plano será incorporado na próxima PAC após 2027.

Patrocinadores

Agricultores

O comissário disse que o Green Deal deve ser implementado, mas observou que os requisitos para os agricultores não devem ser aumentados fora das medidas acordadas da PAC.

“Qualquer tentativa de forçar os agricultores a realizar práticas adicionais, não previstas na reforma da PAC, pode ser uma ameaça ao funcionamento da agricultura e uma ameaça à segurança alimentar”, afirmou.

Wojciechowski apoiou plenamente o apelo do relatório preliminar para “uma estratégia ambiciosa e abrangente da UE sobre a renovação geracional no setor agrícola”.

“Durante a década 2010-2020, perdemos 3 milhões de fazendas, caindo de 12 milhões para 9 milhões, e 800 fazendas desapareceram todos os dias, principalmente por falta de jovens agricultores dispostos a assumir suas propriedades.

“Em média, a idade de um agricultor na União Europeia é de 57 anos, e mais de um terço dos agricultores europeus tem mais de 65 anos”, disse ele.

Patrocinadores

O comissário disse que existe um sistema de ajuda aos jovens agricultores no quadro da nova PAC. No entanto, acrescentou que a chave para enfrentar a mudança geracional não está apenas na política agrária.

“Para que os jovens queiram trabalhar na agricultura, não precisamos apenas melhorar as condições econômicas na agricultura, mas também melhorar os meios de subsistência rurais.

“Este é o grande papel da política de coesão. O acesso a serviços públicos, transporte público, educação, saúde e bens culturais para os residentes rurais deve ser ampliado”, disse Wojciechowski.

Fonte

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here