Comitiva do Ministério da Agricultura do Brasil à China tem mais de 100 pessoas

Comitiva do Ministério da Agricultura do Brasil à China tem mais de 100 pessoas

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

SÃO PAULO (Reuters) – Mais de 100 empresários, produtores agrícolas, representantes de associações e cooperativas dos mais diversos segmentos do agronegócio brasileiro integram a delegação organizada pelo Ministério da Agricultura que embarca em missão oficial à China nesta segunda-feira.

Ao lado do ministro Carlos Fávaro e da equipe técnica do ministério, que trabalha em acordos comerciais, simplificação de processos por meio da digitalização e abertura de mercados para novos produtos brasileiros com as autoridades chinesas, os empresários terão a oportunidade de discutir com o setor privado importação e exportação demandas entre os dois países, disse o ministério.

“É uma comitiva bastante eclética, contemplando a diversidade do nosso agronegócio, não só quem tem interesse em vender seus produtos, mas também comprar, para que possamos avançar no agronegócio. É sinal do prestígio do presidente Lula no setor …”, disse Fávaro, em nota.

A missão chefiada por Fávaro é preparatória para a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última semana de março.

Antes da chegada de Lula, o ministro da Agricultura participará de reuniões bilaterais com autoridades chinesas, seminários e encontros com representantes do setor produtivo.

No dia 23, Fávaro deve participar de uma conferência sobre a indústria do algodão. Há também uma agenda com empresas e associações de fabricantes de fertilizantes e insumos agrícolas, além de um evento para discutir a cooperação entre Brasil e China em agricultura sustentável e finanças verdes.

De acordo com o ministério, Fávaro participará na sexta-feira de um seminário multissetorial, ao lado de membros de outras entidades da agricultura brasileira, como a confederação nacional CNA e a associação que representa as tradings Abiove.

Também na sexta-feira está agendado um seminário sobre o setor de proteína animal, com a participação do embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, e do vice-presidente da Câmara Chinesa de Comércio para Importação e Exportação de Alimentos, Produtos Naturais e Derivados de Animais. produtos (CFNA China), Yu Lu.

Na próxima segunda-feira, a equipe do ministério participará de mais um encontro multissetorial.

Fávaro fará parte da comitiva de Lula no dia 28 de março. Ele cumpre agenda oficial com as autoridades chinesas e, no dia 29, participará do Seminário Empresarial Brasil-China.

A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais fontes de investimento em território brasileiro. Em 2022, o comércio atingiu o recorde de US$ 150,5 bilhões, segundo o Ministério da Agricultura.

(Por Roberto Samora e Nayara Figueiredo)



Destaque Rural