Uma delegação do Estado de Rondônia chefiada pelo vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Gonçalves da Silva, visitou o Edifício Famato, em Cuiabá, onde estão instaladas as casas que compõem o Sistema Famato – Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato), Instituto AgriHub e Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea).
A comitiva foi recebida pelo presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain e pelos diretores Robson Marques (Administrativo e Financeiro) e Ronaldo Vinha (Relações Institucionais).
“Nosso papel é identificar os problemas dos produtores rurais e oferecer soluções tecnológicas e técnicas de forma acessível e adaptada às diferentes realidades de nossos produtores, do pequeno ao grande. E compartilhar nossa experiência com o estado de Rondônia é um prazer. Essa troca de conhecimento é muito importante. As nossas portas estão abertas a todos os que queiram contribuir para o nosso objetivo”, disse Vilmondes Tomain.
No AgriHub, a delegação conheceu a estrutura, metodologia do polo, ferramentas para conectar produtores rurais com tecnologias, projetos e parcerias. Além dos conhecimentos adquiridos no polo, o vice-governador falou sobre a coordenação de inovação e tecnologia criada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Rondônia, que busca referências em outros estados da Federação, com o objetivo de ampliar os contatos , ideias e ações voltadas para o ecossistema de inovação.
A comitiva foi surpreendida pela área de atuação do Imea, que tem a missão de elaborar estudos e projetos socioeconômicos e ambientais, por meio de um sistema de coleta, tratamento e análise de dados, produzindo informações estratégicas sobre o agronegócio mato-grossense.
Na ocasião, o analista de soja do Imea, Iury Amaral, e a estagiária de milho, Milena Habeck, apresentaram dados da agropecuária mato-grossense, mercado, infraestrutura, logística, economia brasileira e impactos nas principais cadeias produtivas do estado.
O vice-governador Sérgio Silva ficou surpreso com a estrutura e o trabalho desenvolvido pela Famato, AgriHub e Imea. “Precisamos de um AgriHub e um Imea em nosso estado. Vamos pegar a ideia. Os números da agropecuária em Mato Grosso são surpreendentes”, comentou Sérgio Silva.
Também fizeram parte da comitiva o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Marco Antônio Ribeiro de Menezes Lagos; o secretário de Agricultura, Luiz Paulo da Silva Batista, e o secretário de Patrimônio e Regularização Fundiária, David Inácio dos Santos Filho. Em Cuiabá, a delegação também participou do 25º Fórum de Governadores da Amazônia Legal.
