Colar inteligente, revolucionando a Pecuária: Fazenda Colorado e a Inovação no Monitoramento de Vacas
A Fazenda Colorado, localizada em Araras (SP) e com uma década de liderança na captação de leite no Brasil, colar intercançou marcos inéditos recentemente. Em junho, atingiu a maior média na produção diária por animal, registrando um índice de 44 litros. Posteriormente, em julho, no dia 07, alcançou o recorde diário de captação total na fazenda, com 110.421 quilos de leite.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Investimento no Bem-Estar Animal
O sucesso progressivo da Fazenda Colorado é atribuído ao constante investimento no bem-estar dos animais, conforme explicado por Sérgio Soriano, veterinário e gerente geral da fazenda. A filosofia de que “vacas felizes são as melhores produtoras” tem sido fundamental para os resultados obtidos.
O Sistema de Monitoramento Diferenciado
Em busca de promover a qualidade de vida das vacas e, consequentemente, aumentar a produtividade, a Fazenda Colorado inaugurou um sistema diferenciado de monitoramento dos animais. As 2,4 mil vacas lactantes da propriedade passaram a utilizar um colar que monitora suas atividades 24 horas por dia e as transmite em tempo real para a nuvem.
Pecuária de Precisão
As coleiras monitoram inúmeras variáveis, como os horários e duração das alimentações, nível de estresse térmico, e adaptabilidade ao ambiente, entre outros. Esses dados são analisados por uma ferramenta de inteligência artificial, permitindo decisões embasadas e precisas por parte da equipe de gestão.
Benefícios Significativos
Entre os principais benefícios do sistema, destaca-se a capacidade de identificar precocemente eventuais sintomas de mal-estar, permitindo tratamentos mais eficazes. Além disso, o sistema auxilia na identificação do momento ideal para a inseminação das vacas, aumentando as chances de concepção.
Pecuária de precisão
As coleiras registram, por exemplo, quantas vezes, que horas e por quanto tempo as vacas se alimentam. Com isso, é possível adaptar o manejo nutricional conforme o que o animal deseja, de acordo com os horários em que prefere se alimentar.
Além disso, a inteligência artificial ainda consegue avaliar o conforto e bem-estar da vaca, pois o sistema aponta quais horários ela está com maior nível de estresse térmico, permitindo o ajuste dos horários de banho e ventilação. Também é possível avaliar se está adaptada à cama ou se precisa de troca, entre outras variáveis.
Benefícios
Segundo Soriano, um dos principais benefícios é poder identificar precocemente, por meio da análise dos comportamentos das vacas, eventuais sintomas de mal-estar. Se o comportamento do animal sai do padrão, somos alertados pelo sistema. Com isso, é possível nos anteciparmos na identificação de sintomas e diagnósticos de doenças, promovendo tratamento mais cedo e tornando-os mais eficazes, afirma.
O início e intensidade do cio também são informados pelos monitores, permitindo identificação de melhor momento para a inseminação nas vacas, promovendo ganhos na concepção. Nas fêmeas gestantes, o colar identifica a hora do parto. A gestão da Colorado não informa quanto foi investido na nova tecnologia de monitoramento, adquirida de empresa israelense.
Segundo Sérgio, a decisão faz parte de um conjunto de iniciativas da pecuária de precisão, que também conta com investimento em genética, alimentação e sanidade. São diversos procedimentos que, juntos, atingem o melhor resultado.
Benefícios da Pecuária de Precisão para a Produtividade na Fazenda Colorado
A implementação do sistema de monitoramento das vacas, com uso de tecnologia de inteligência artificial, trouxe benefícios significativos para a Fazenda Colorado. A capacidade de identificar precocemente sinais de mal-estar nos animais, bem como a possibilidade de monitorar o cio e a gestação, resultou em tratamentos mais eficazes e melhores taxas de concepção.
Além disso, a adaptação nutricional conforme as preferências individuais das vacas e a análise do conforto térmico contribuem para o bem-estar animal e, consequentemente, para um aumento na produtividade.
A Importância da Inovação e do Bem-Estar Animal na Produção Leiteira
A experiência da Fazenda Colorado serve como exemplo de como a combinação de inovação tecnológica e preocupação com o bem-estar animal pode impactar positivamente a produtividade e a qualidade da produção leiteira.
Essa abordagem orientada pela pecuária de precisão demonstra que investimentos em tecnologia e monitoramento são fundamentais para a sustentabilidade e competitividade do setor agropecuário.
Resultados e Perspectivas Futuras
Os resultados alcançados pela Fazenda Colorado são um indicativo concreto do potencial da pecuária de precisão para a produção leiteira. A implementação bem-sucedida do sistema de monitoramento das vacas e os benefícios observados reforçam a importância de novas práticas e tecnologias que visem o bem-estar dos animais e a melhoria dos processos produtivos.
O caminho para o futuro da produção leiteira passa pela adoção de abordagens inovadoras e sustentáveis, que coloquem o cuidado com as condições dos animais como prioridade.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Fazenda Colorado: Tecnologia de monitoramento de vacas aumenta produtividade
Há dez anos na liderança da captação de leite no país, a Fazenda Colorado, de Araras (SP), registrou feitos inéditos neste ano.
Em junho, obteve sua maior média na produção diária por animal, com índice de 44 litros. Já em julho (no dia 07), atingiu o recorde diário de captação total na fazenda, com 110.421 quilos.
Sérgio Soriano, veterinário e gerente geral da Fazenda Colorado, explica que os resultados progressivos são fruto de investimento constante no bem-estar dos animais. “Vacas felizes são as melhores produtoras”, avalia.
Sérgio Soriano, veterinário e gerente geral da Fazenda Colorado, explica importância dos colares
E foi pensando em promover a qualidade de vida das vacas – e consequente aumento de produtividade, – que a Colorado inaugurou um sistema diferenciado de monitoramento dos animais.
As 2,4 mil vacas lactantes da propriedade passaram a usar um colar que monitora suas atividades 24h por dia e as transmite, em tempo real, para a nuvem.
Uma vez no sistema, os dados são analisados por uma ferramenta de inteligência artificial, a fim de embasar tomadas de decisão da equipe de gestão.
Pecuária de precisão
As coleiras registram, por exemplo, quantas vezes, que horas e por quanto tempo as vacas se alimentam. Com isso, é possível adaptar o manejo nutricional conforme o que o animal deseja, de acordo com os horários em que prefere se alimentar.
Além disso, a inteligência ainda consegue avaliar o conforto e bem-estar da vaca, pois o sistema aponta quais horários ela está com maior nível de estresse térmico, permitindo o ajuste dos horários de banho e ventilação. Também é possível avaliar se está adaptada à cama ou se precisa de troca, entre outras variáveis.
Benefícios
Segundo Soriano, um dos principais benefícios é poder identificar precocemente, por meio da análise dos comportamentos das vacas, eventuais sintomas de mal-estar.
“Se o comportamento do animal sai do padrão, somos alertados pelo sistema. Com isso, é possível nos anteciparmos na identificação de sintomas e diagnósticos de doenças, promovendo tratamento mais cedo e tornando-os mais eficazes”, afirma.
O início e intensidade do cio também são informados pelos monitores, permitindo identificação de melhor momento para a inseminação nas vacas, promovendo ganhos na concepção. Nas fêmeas gestantes, o colar identifica a hora do parto.
A gestão da Colorado não informa quanto foi investido na nova tecnologia de monitoramento, adquirida de empresa israelense.
Segundo Sérgio, a decisão faz parte de um conjunto de iniciativas da pecuária de precisão, que também conta com investimento em genética, alimentação e sanidade. “São diversos procedimentos que, juntos, atingem o melhor resultado”.
FAQs
1. Qual a importância do colar de monitoramento para as vacas?
O colar de monitoramento permite o acompanhamento constante das atividades das vacas, promovendo um melhor manejo nutricional e garantindo o bem-estar dos animais.
2. Como o sistema de monitoramento ajuda na detecção precoce de doenças?
O sistema identifica comportamentos fora do padrão das vacas, alertando a equipe para sintomas de mal-estar, permitindo um tratamento precoce e eficaz.
3. Quais informações o sistema de monitoramento registra?
O sistema registra dados como tempo de alimentação, nível de estresse térmico, adaptação à cama, intensidade do cio e hora do parto, fornecendo informações essenciais para a gestão da fazenda.
4. Quais os benefícios do monitoramento para a produção de leite?
O monitoramento contribui para o aumento da produtividade, melhorando o manejo nutricional e garantindo o bem-estar das vacas, resultando em uma produção de leite mais eficiente e de maior qualidade.
5. Como a tecnologia de monitoramento se insere na pecuária de precisão?
O monitoramento faz parte de um conjunto de iniciativas de pecuária de precisão, que visa otimizar todos os aspectos da produção, incluindo genética, alimentação e sanidade dos animais.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Há dez anos na liderança da captação de leite no país, a Fazenda Colorado, de Araras (SP), registrou feitos inéditos neste ano.
Em junho, obteve sua maior média na produção diária por animal, com índice de 44 litros. Já em julho (no dia 07), atingiu o recorde diário de captação total na fazenda, com 110.421 quilos.
Sérgio Soriano, veterinário e gerente geral da Fazenda Colorado, explica que os resultados progressivos são fruto de investimento constante no bem-estar dos animais. “Vacas felizes são as melhores produtoras”, avalia.
Sérgio Soriano, veterinário e gerente geral da Fazenda Colorado, explica importância dos colares
E foi pensando em promover a qualidade de vida das vacas – e consequente aumento de produtividade, – que a Colorado inaugurou um sistema diferenciado de monitoramento dos animais.
As 2,4 mil vacas lactantes da propriedade passaram a usar um colar que monitora suas atividades 24h por dia e as transmite, em tempo real, para a nuvem.
Uma vez no sistema, os dados são analisados por uma ferramenta de inteligência artificial, a fim de embasar tomadas de decisão da equipe de gestão.
Pecuária de precisão
As coleiras registram, por exemplo, quantas vezes, que horas e por quanto tempo as vacas se alimentam. Com isso, é possível adaptar o manejo nutricional conforme o que o animal deseja, de acordo com os horários em que prefere se alimentar.
Além disso, a inteligência ainda consegue avaliar o conforto e bem-estar da vaca, pois o sistema aponta quais horários ela está com maior nível de estresse térmico, permitindo o ajuste dos horários de banho e ventilação. Também é possível avaliar se está adaptada à cama ou se precisa de troca, entre outras variáveis.
“O novo sistema vem substituir as tornozeleiras de monitoramento que as vacas utilizavam até então. Nosso objetivo é conquistar mais precisão e traduzir esse ganho em conforto e qualidade de vida para os animais”, relata o veterinário.
Benefícios
Segundo Soriano, um dos principais benefícios é poder identificar precocemente, por meio da análise dos comportamentos das vacas, eventuais sintomas de mal-estar.
“Se o comportamento do animal sai do padrão, somos alertados pelo sistema. Com isso, é possível nos anteciparmos na identificação de sintomas e diagnósticos de doenças, promovendo tratamento mais cedo e tornando-os mais eficazes”, afirma.
O início e intensidade do cio também são informados pelos monitores, permitindo identificação de melhor momento para a inseminação nas vacas, promovendo ganhos na concepção. Nas fêmeas gestantes, o colar identifica a hora do parto.
A gestão da Colorado não informa quanto foi investido na nova tecnologia de monitoramento, adquirida de empresa israelense.
Segundo Sérgio, a decisão faz parte de um conjunto de iniciativas da pecuária de precisão, que também conta com investimento em genética, alimentação e sanidade. “São diversos procedimentos que, juntos, atingem o melhor resultado”.