Nesta terça-feira, o Brasil apresenta diversas condições climáticas em diferentes regiões do país. A presença de uma área de alta pressão inibe a formação de nuvens de trovoada em grande parte do território, proporcionando sol e baixa nebulosidade. No entanto, algumas áreas específicas enfrentam possibilidades de chuvas intensas e temporárias. Além disso, a ação de uma massa de ar polar mantém as temperaturas relativamente baixas no centro-sul do país, enquanto a umidade relativa do ar é motivo de preocupação em algumas regiões.
Clima em diferentes regiões
O tempo predominante nesta terça-feira é de sol e poucas nuvens em praticamente todo o país. As regiões destacadas em amarelo no mapa devem receber sol pleno ao longo do dia, com pouca cobertura de nuvens. Apenas no sul do estado de São Paulo, leste do Paraná e extremo nordeste de Santa Catarina é esperada uma maior incidência de nuvens, ainda que isoladamente. Nessas áreas, as chances de precipitação são baixas, com acúmulo reduzido.
Vale ressaltar, porém, que o litoral norte da Bahia, Sergipe e Alagoas estão em alerta para temporais, acompanhados de rajadas de vento entre 50 e 70 km/h, além de descargas elétricas. Nesses locais, a chuva pode ocorrer de forma mais intensa e volumosa.
No norte do país, a chuva também é pontual, intercalando períodos de melhora com a presença do sol. Porém, é importante ressaltar que no Norte do Amazonas e em Roraima há risco de temporais mais intensos, com ocorrência de raios.
Temperaturas e umidade
As temperaturas mínimas variam em todo o país, com destaque para 23 graus em Manaus, 19 em Cuiabá e também 23 em Salvador. No centro-sul do Brasil, as temperaturas não sobem muito até o meio da tarde devido à ação da massa de ar polar. No Rio de Janeiro, a máxima chega a 27 graus, enquanto em Porto Alegre não passa de 23 graus.
Além de temperaturas, a umidade relativa do ar preocupa, principalmente entre Goiás e Mato Grosso, onde fica abaixo de vinte por cento nesta terça. Esse baixo índice de umidade requer atenção, pois pode afetar a saúde das pessoas e aumentar o risco de incêndios.
TEMPO 06 de junho de 2023
Aperte o play e confira a crítica completa.
Leste do Nordeste com potencial para trovoadas
Segunda semana do mês com muita chuva no Nordeste. A infiltração marítima continua a reforçar as nuvens de chuva desde o estado da Bahia até o oeste de Pernambuco.
Durante esta semana, a chuva continua frequente, mas ainda intercalando aberturas de sol, variação de nebulosidade e períodos de melhora. Nos próximos dias, a infiltração marítima aumenta, devido à intensificação das altas pressões sobre o oceano, com isso, os ventos de Sudeste carregados de umidade entrarão na superfície sobre o leste da Região.
A previsão é de muita chuva a partir de quarta-feira (07), principalmente no litoral norte da Bahia e no litoral de Sergipe, incluindo as capitais Salvador e Aracaju.
A situação chama a atenção, também em Maceió e Recife. Aumento da nebulosidade e pancadas de chuva moderada a forte, com trovoadas e ventos. Apenas o litoral norte da Região, desde o litoral do Maranhão até a capital Natal, permanece em condição mais tranquila e com chuvas mais transitórias e irregulares.
feriado de Corpus Christi
Na quinta-feira (08), feriado de Corpus Christi, as instabilidades seguem ativas em Pernambuco, Alagoas, Sergipe e leste da Bahia. Regiões como Camaçari, na Bahia, Maragogi, em Alagoas, e Olinda, em Pernambuco, terão um feriado com ar ainda abafado, mas com aumento de nuvens e chuva que vai e vem ao longo do dia. A ocorrência de algumas tempestades localizadas não pode ser descartada.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® é informação para quem produz
