Colheita da soja está parada no município e não há previsão de tempo seco até 5 de março, quando se encerra o melhor período de semeadura da safrinha. Alternativa de substituição de sementes por cultivares mais precoces poderia ajudar a reduzir a diminuição do potencial produtivo

Podcast

Chuva impede plantio do milho em Laguna Carapã/MS e técnico agrícola recomenda troca por variedades precoces

 

A colheita da soja está parada em Laguna Carapã no Mato Grosso do Sul diante da ocorrência de chuvas diária que impem o avanço das máquinas colhedeiras e, também, das plantadeiras para a segunda safra de milho. 

Segundo o Técnico Agrícola da Casa da Lavoura de Dourados em Laguna Carapã/MS, Antônio Rodrigues Neto, relata que ainda não há grandes prejuízos para a soja, que pode começar a sofrer danos pela umidade e pelo já registrado aumento da Ferrugem Asiática caso o quadro não mude. 

Já para a segunda safra de milho a situação já é preocupante. Rodrigues Neto explica que a melhor data de plantio na região vai até 5 de março e que, até lá, não há previsão de interrupção na chuva, o que vai empurrar grande parte das lavouras para períodos mais arriscados de baixa luminosidade em março e abril e de geadas em julho. 

Patrocinadores

A recomendação do técnico é que, aquele produtor que tenha a possibilidade, tente trocar as suas sementes de cultivares mais alongadas, por outras com ciclo mais precoce, na busca por diminuir os prejuízos do potencial produtivo da safrinha. 

Confira a íntegra da entrevista com o Técnico Agrícola da Casa da Lavoura de Dourados em Laguna Carapã/MS no vídeo. 



Fonte

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here