Os produtores de carne bovina se reuniram no Kilkenny Mart na terça-feira (13 de setembro) para o evento de informações sobre o acabamento de carne bovina de inverno da Teagasc.

Um dos palestrantes da noite foi o gerente de compras do Grupo Kepak, Jonathan Forbes, que deu uma visão do mercado tanto do seu ponto de vista pessoal quanto da perspectiva da Kepak.

Os produtores de gado do evento que observam atentamente o chefe de compras são um ator importante no negócio de gado irlandês, supervisionando a compra de mais de 280.000 e 650.000 ovelhas para as operações da Kepak na Irlanda.

Além disso, a Forbes administra a fazenda Kepak em Clonee, Co. Meath, que termina 3.500-4.000 cabeças de gado/ano.

Patrocinadores

A Kepak processa aproximadamente 500.000 bovinos, 1,7 milhão de ovelhas e cerca de 400.000 suínos em todo o seu Reino Unido e operações irlandesas.

fornecer

comentando sobre nacional fornecimento de gado, a Forbes disse que até a semana passada, mais de 96.000 bovinos adicionais foram processados ​​(incluindo vitela) este ano, o que representa um aumento de 8,7% em relação ao ano passado.

“O abate principal aumentou 6,1%, o abate de vacas aumentou 15,5% e vitela e touros aumentaram 21%”, disse ele.

Jonathan Forbes, gerente de compras do Grupo Kepak

Patrocinadores

Bord Bia, acrescentou, projeta que a produção nacional de gado aumentará em 119.000 cabeças de gado.

“Estamos olhando para uma produção média semanal de 36.000 cabeças de gado até o final do ano”, disse ele.

“Algumas semanas haverá mais gado e algumas semanas haverá menos gado.”

Ele acrescentou que no próximo ano, a oferta de gado deverá cair 2% e disse: “O foco da Kepak é trabalhar com fornecedores para garantir que tenhamos carne bovina para atender às demandas de nossos clientes nos primeiros seis meses de 2023.

“É assim que funciona, não liga e desliga, é um acordo de fornecimento contínuo de 52 semanas.”

Patrocinadores

Por causa dos custos e riscos atuais, a Forbes acredita que os finalizadores de carne bovina “ficarão próximos do mercado” ao tomar decisões sobre a criação de gado.

Ele acredita que os finalizadores ficarão “dentro de 60 dias do abate”, onde terão uma visão melhor do mercado e poderão começar a partir daí.

“Quando comecei a comprar, há 20 anos, comprei Grau R dirige a £1,96/kg. Agora, estamos perto da marca de € 5/kg. Em 20 anos, é aí que chegamos.”

“Há menos importações de carne bovina provenientes de países fora da UE e há um aumento da demanda global dos mercados mundiais. A Ásia está retirando a carne bovina da América do Sul e da Austrália e isso está impedindo-a de entrar na Europa”, disse ele.

Bife lento, mas vendas de carne moída ‘disparam’

A Forbes disse aos agricultores presentes na informação da noite que a demanda por produtos de carne picada “disparou”.

Patrocinadores

“A demanda pela fabricação de carne bovina disparou e há uma razão para isso. Os consumidores estão migrando para carne mais barata; eles estão se afastando dos cortes de bife, o contrafilé e o filé em termos de valor estão de volta cerca de 15% ano a ano”, disse ele.

Ele continuou: “Então, você está se perguntando como estamos pagando mais pela carne bovina. Os cortes redondos são sobre ‘stand on’ e os cortes de costela estão dentro de 1-2% em termos de valor.

“A parte de fabricação da carcaça é a parte que compensou o retorno do valor da carcaça vs. ano passado.

“É porque os consumidores têm negociado para baixo. Eles passaram de cortes de bife para a fabricação de carne.

“Os hambúrgueres, picadinho e almôndegas carregaram o custo do animal e deram o aumento de 19% no valor da carcaça. Essa é uma tendência que eu pessoalmente vejo continuando também”.

Patrocinadores

Dando suas próprias opiniões, a Forbes disse que espera que a demanda por fabricação de carne no varejo e food service para continuar a aumentar.

Ele explicou que há um consumo reduzido de carne de bife à medida que os consumidores negociam para baixo e disse que em certos momentos deste ano, “volumes significativos de bife” estavam em frigoríficos e as equipes de vendas tiveram que esperar pela “oportunidade certa para mover um pouco disso”. .

“A área cinzenta é quantas pessoas vão comer bife nos próximos 7-8 meses e tenho certeza de que o mercado será para hambúrgueres e carne moída”.

especificação do cliente

Apesar das tendências atuais do comércio, a Forbes afirmou a importância das especificações do cliente para as carcaças de carne bovina, dizendo: “Estamos lidando com os principais varejistas da Europa e queremos dar a eles a melhor carne para reter e construir este negócio.

Patrocinadores

“Estamos procurando o animal de especificação perfeita na Kepak para atender a esses varejistas e isso vem do acabamento de qualidade que é colocado no gado.

“Um grau de carcaça de O= ou melhor com uma pontuação de gordura entre 2+ a 4= ainda é nosso negócio, o que queremos não mudou.”

A Forbes mencionou o impacto dos recentes eventos mundiais nas cadeias de suprimentos globais e disse que os clientes de carne bovina irlandesa estão buscando “cadeias de suprimentos resilientes” e precisam de “mais consistência e certeza.

Por isso, ele explicou que a Kepak “precisa de mais certeza e consistência” dos fornecedores com quem trabalha.

sistemas integrados

Ele disse aos agricultores no evento de informação que acredita que “as pessoas que podem criar a melhor cadeia de suprimentos integrada que oferece certeza tanto para o agricultor quanto para o cliente vai conseguir o máximo.”

Patrocinadores

Ele disse que cada participante da cadeia de suprimentos quer garantias específicas.

“O agricultor quer um bom bezerro e um nível de certeza nos preços dos insumos, bem como uma garantia de preço mínimo ou um preço de mercado mais”, disse ele.

“O processador quer qualidade consistente que atenda às especificações do cliente.

“O cliente quer certeza de fornecimento, especificações de mercado e sustentabilidade, enquanto o consumidor quer sustentabilidade, valor e qualidade de consumo de carne.”

A Forbes acredita que modelos como o Twenty20 Beef Club, da Kepak, que oferecem um preço de mercado superior, são o futuro da produção de carne bovina na Irlanda.

“Essa é a política que temos e queremos melhorar a sustentabilidade para as 20.000 famílias de agricultores com quem trabalhamos”, disse ele.

“A Irlanda tem uma enorme reputação como um fornecedor de carne bovina resiliente e precisamos colaborar para encontrar soluções para trabalhar melhor em conjunto.

“Kepak acredita que temos que nos afastar do modelo em que o agricultor sente que é um tomador de preços em direção a mais papéis de parceiros da cadeia de suprimentos e trazer mais certeza a isso.”

Comentando sobre a demanda, ele disse: “Preciso de 5.500 a 6.000 cabeças de gado/semana. Temos contratos de fornecimento, mas podemos não ter preços de contrato, então precisamos de carne bovina para abastecer nossos clientes.”

Movimentos de gado

A Forbes disse aos agricultores que 88% do gado processado em Kepak tem duas residências agrícolas ou menos.

“Quando analisamos os movimentos de gado, pudemos ver que o gado de movimento zero era o mais jovem em termos de idade ao abate, seguido de perto pelo gado de um e dois movimentos”, disse ele.

“Quando passamos para o gado de três e quatro lances, a idade aumentou e o peso da carcaça caiu.”

Previsão do preço da carne bovina

Comentando sobre o preço da carne bovina que os finalistas de inverno podem esperar nesta temporada, a Forbes foi rápida em afirmar: “Não posso prever o futuro no preço, mas posso dizer que o curto prazo é muito positivo, como agora, e um final curto é o único acabamento que vai funcionar neste inverno.

“Eu não tenho nenhuma razão para ter qualquer dúvida por que o [beef] mercado não vai ser forte, principalmente abril, maio e junho. Acredito que a oferta será apertada porque sempre foi.”

Ele aconselhou os finalizadores de carne bovina a “ficar perto do mercado e ter gado em uma posição que você possa ligar 60 dias antes do final e ter uma visão do mercado. Esse é o único conselho que posso lhe dar esta noite.

Carne de Leite

A Forbes explicou que “há uma enorme divergência” no gado de corte que vem do rebanho leiteiro.

“A carne bovina leiteira é uma das melhores carnes que estamos processando por causa da forma como é terminada e da idade em que termina, mas há um problema com o touro leiteiro e é um problema para a indústria”, disse ele.

“Também temos um desafio em torno da criação de bezerros. Se olharmos para as estatísticas dos últimos cinco anos, apenas 40% das pessoas que criaram bezerros leiteiros há cinco anos continuam a criar bezerros leiteiros.

“Esse é um desafio para o setor e é um desafio para o qual a indústria de carnes pode trabalhar com a indústria de laticínios para encontrar soluções.”

A Forbes respondeu a um comentário de um agricultor na multidão sobre o baixo nível de jovens envolvidos no setor e ele reconheceu: “É um problema para nós conseguir pessoas para o setor.

“Na Kepak, estamos tentando apresentar novas ideias e soluções para dar aos jovens um roteiro e mais certeza para continuar produzindo carne bovina, mas não temos a bala de prata para dar contratos às pessoas.”

O evento terminou aproximadamente às 22h30 e outros palestrantes da noite incluíram o presidente da pecuária da Associação de Agricultores Irlandeses, Brendan Golden, bem como Paul Crossan e Mark McGee da Teagasc.

Source link

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here