O Guinness World é a autoridade mundial quando se trata de recordes. Famoso pelos casos inusitados e bizarrices, a bola da vez é o caso de um cavalo. Mas não qualquer tipo de equino. O animal, não tem olhos e é incapaz de enxergar.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Mesmo com essa limitação,” Endo, o cego”, como é chamado pela seu dona Morgan Wagner, conseguiu bater três recordes mundiais que foram registrados pelo Guinness.
O cavalo Appaloosa (raça americana de equino) alcançou três incríveis recordes:
- Maior salto livre de um cavalo cego – 106 cm
- Maior número de mudanças de vôo por um cavalo em um minuto – 39
- Tempo mais rápido para um cavalo cego tecer cinco postes – 6,93 seg
História de vida
Endo foi diagnosticado com uveíte recorrente equina aos oito anos de idade. O distúrbio é comum e a principal causa de cegueira em cavalos.
Dessa forma, sabendo que Endo estava enfrentando uma vida sem visão, Morgan estava determinada a preparar o cavalo a fazer tudo que um animal com plena visão faria.
Contudo, Endo ficou apavorado ao tentar voltar a vida normal. Não importa o que eles fizessem para se preparar, o animal se mostrava relutante.
“Ele estava com muito medo no começo, então eu o levei para passear pelo celeiro e depois fiz um passeio pela propriedade”, revelou Morgan ao site Paullick Report.
Endo rapidamente recuperou sua confiança graças ao amor e apoio sem fim de seu dono e começou a reaprender as habilidades e atividades de que gostava.
Então, 14 anos depois, Endo pode fazer tudo que um cavalo com visão pode fazer. Ele compete, faz trilhas, viaja, pula e quebra recordes.
Cavalo inspiração
Morgan espera que a história de Endo inspire a comunidade equestre a se concentrar nas habilidades dos cavalos cegos, e não em suas diferenças.
“Não tenha grandes objetivos. O que seu animal pode fazer naquele momento, está ótimo. Ele merece uma recompensa. A evolução ocorre de pouco em pouco”, disse Morgan.
A dona também quer que o mundo saiba o quanto está orgulhosa de seu amigo de quatro patas, não apenas por causa de suas conquistas recordes, mas porque, apesar de perder os olhos, ele nunca perdeu o espírito.
“Sou muito grata ao Guinness World Records por nos deixar ter uma plataforma para cavalos cegos mostrarem ao mundo que eles ainda são capazes de qualquer coisa.”