Especializações em agricultura digital e programa de aprendizado técnico para Jovem Aprendiz também estarão disponíveis em cinco cidades do Mato Grosso.
Com o objetivo de promover a formação profissional de jovens e adultos em Mato Grosso, a Case IH, marca da CNH Industrial, assinou um parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para oferecer cursos de capacitação profissional.
Nesta primeira etapa do projeto, serão oferecidos mais de 30 mil certificações em cursos e treinamentos técnicos na operação e manutenção de máquinas como tratores, plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras. também estará disponível especializações em agricultura digital e programa de aprendizado técnico para Jovem Aprendizem cinco cidades do Mato Grosso: Rondonópolis, Sapezal, Água Boa, Lucas do Rio Verde e Barra do Bugres.
“A Case IH, como pioneira na fabricação de máquinas e soluções inovadoras, sabe que a agricultura digital é uma realidade no campo e que contar com mão de obra qualificada é essencial para essas mudanças. É por isso que estamos investindo mais de R$ 36 milhões apenas na primeira etapa deste projeto, que envolve entidades como representativas do país, como Senai e Senar”, afirma Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina.
De acordo com a pesquisa 2021 Emerging Professions in the Digital Age, nos próximos dez anos, haverá mais de 500.000 oportunidades de emprego relacionadas ao agronegócio. O objetivo do projeto é suprir essa necessidade, aumentando a empregabilidade e diminuindo a escassez de mão de obra qualificada.
A primeira etapa de projeto de formação profissionalem parceria com o Senai e o Senar, no estado de Mato Grosso, durará três anos. “Vamos expandir esse projeto para todo o país, preparando o mercado de trabalho para as mudanças que agricultura digital traz e ainda trará para o campo. Dessa forma, contribuindo para o desenvolvimento não só do setor agropecuário, mas de todo o Brasil, ressalta Gonzalez.
Mato Grosso
Mato Grosso é o maior produtor de soja do país, com área plantada estimada em 11,8 milhões de hectares, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). Somente nos primeiros seis meses de 2022, a área da agricultura gerou mais de 11 mil novos empregos com contrato formal no estado. “Além da alta produtividade, o que é inegável, temos uma longa história com Mato Grosso, desde que a Case IH iniciou sua operação no país atendendo essa região. Esta foi uma das razões que nos levou a começar capacidades lá, comenta Eduardo Penha, diretor de Marketing e Comunicação da Case IH para a América Latina.
senar
Os interessados em realizar treinamento em Operação de Máquinas Agrícolas como tratores, plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras, você pode procurar uma das unidades do Senar nas cidades de Sapezal, Rondonópolis e Água Boa. Ao todo, serão mais de seis mil vagas por ano, com cursos gratuitos com duração de três a cinco dias, que trazem conhecimentos teóricos e práticos para o condução das máquinas, uso dos implementos e sua manutenção básica.
“Estamos sempre atentos inovações tecnológicas em máquinas e implementos agrícolas e em busca de novas formas de melhorar a qualificação profissional rural. Essa parceria é de extrema importância e veio para somar à nossa missão no Senar-MT, que é promover o desenvolvimento profissional e social dos ambiente rural com soluções educacionais inovadoras”, afirma o presidente do Sistema Famato/Senar, Normando Corral.
senai
Nas unidades do Senai nos municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Barra do Bugres, serão oferecidas vagas para Jovem Aprendiz em nível técnico com duração de dois anos, além de treinamento técnico em Manutenção de Máquinas Agrícolasque pode variar de 320 a 800 horas, e treinamento técnico em áreas como Agricultura de Precisão, Hidráulica Aplicada e Eletricidade e Configurações do Piloto Automático. O Senai disponibilizará unidades móveis que oferecerão os mesmos cursos em outras cidades do estado.
“Trabalhar pelo desenvolvimento da cadeia agroindustrial no estado é prioridade para o Senai-MT. A formação de novos talentos e a atualização profissional possibilitam mais produtividade e competitividade para as empresas inseridas no segmento, além de mais oportunidades de trabalho decente para a população do nosso estado”, destaca o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.
Aperfeiçoamento em Agricultura Digital
Sempre na vanguarda do desenvolvimento da agricultura digital, a Case IH também oferecerá suas soluções tecnológicas para cursos como agricultura de precisão e piloto automático. Equipamentos como simuladores, receptores e plataformas estarão disponíveis nas Salas de Conectividade de cada uma das unidades parceiras do projeto.
Sobre o Case IH
A Case IH coloca a tecnologia ao alcance do homem rural, oferecendo um sistema completo de produtos e serviços capazes de preparar o produtor rural para os desafios do seu dia a dia. Entre as soluções oferecidas pela marca estão colheitadeiras de grãos, colheitadeiras de cana-de-açúcar e café, além de tratores com ampla gama de potências, pulverizadores e plantadeiras autopropelidos. Produtos que fazem da marca a melhor opção desde o plantio até a colheita. Case IH é uma marca da CNH Industrial. Mais informações podem ser encontradas no site caseih.com.br.
Fonte: CNH Industrial
🚀 Quer ficar dentro agronegócio brasileiro e receba as principais novidades do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso, basta juntar-se ao nosso grupo de WhatsApp (clique aqui) ou Telegrama (clique aqui). 🚜🌱
Todo o conteúdo audiovisual do CompreRural é protegido pela lei brasileira de direitos autorais, sendo permitida a reprodução desde que citada a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com