O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo
O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo

Perto da Copa do Mundo de 2014, escrevi um texto sobre como devemos aproveitar a oportunidade dela de estar no Brasil e divulgar nossa pecuária de corte.

No final do texto, usei o formato de “Você sabia disso?” Com dados que mostram o orgulho que temos da nossa produção de carne bovina.

Esta semana, devido a uma palestra a ser dada aos adolescentes, recuperei a publicação.

Por falta de tempo, não consegui atualizá-lo a tempo de usá-lo no evento, mas aproveito para compartilhá-lo neste espaço.

Patrocinadores

1) O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo, mantendo-se nas últimas décadas como o principal exportador de carne bovina, com mais de 16% do mercado mundial de carne bovina em 2021?

2) Esta exportação é feita com pouco mais de 1/4 produção, com o restante atendendo a demanda interna, com consumo próximo 34kg de carne/brasileiro, um dos maiores consumos per capita do mundo?

3) Mesmo com toda essa produção, o país mantém 66% sua área como vegetação nativa?

4) A produção de carne dobrou nos últimos 30 anos, mas houve uma redução na área de pastagens, de 178 milhões hectares em 1996 para 150 milhões de hectares em 2017?

Patrocinadores

5) Mesmo com o aumento 17% na população bovina nos estados da Região Norte, o desmatamento na Amazônia caiu de cerca de 28 mil kmdois (2004) por menos de 5 mil kmdois (2012)?

6) A produtividade em quilogramas de carcaça por hectare aumentou quase 70% entre 2001 e 2021, o que explica a redução da área de pastagens, mesmo com o aumento da produção, e a dissociação do desmatamento com o aumento das exportações?

7) O Brasil é o único país do mundo a exigir de seus produtores rurais áreas de reservas florestais e que, portanto, um produtor da Amazônia só pode utilizar, no máximo, 200 ha para a produção a cada 1.000 ha da sua área?

8) A pecuária bovina brasileira está mais próxima da natural, pois, de cada 100kg de carne, 98kg são produzidos com base no consumo de forragem?

Patrocinadores

9) Por ser à base de forragem, nosso gado evita a competição por alimentos que podem ser consumidos pelo homem, ajudando a diminuir os problemas de insegurança alimentar (falta de alimentos)?

10) Que a carne bovina produzida no Brasil é o alimento convencional mais semelhante ao orgânico, como pode ser atestado pela ocorrências raras de incumprimento dos órgãos de alerta dos países exportadores e do nosso programa de controlo de resíduos?

11) Que temos tecnologia nacional já disponível há mais de em dobro produção de carne e ainda reduzir muito nosso rebanho?

12) A Integração Lavoura-Pecuária, por exemplo, permite aumentos na produção de 30 kg de carne/ha/ano por 450 kg de carne/ha/ano?

Patrocinadores

13) Valores como os apresentados no item anterior melhoram muito o balanço de gases de efeito estufa (GEE), reduzindo nossas taxas de emissão, ou seja, em quilogramas de GEE para cada quilo de carne produzida?

14) Sobre 90% das vendas de sementes forrageiras cultivadas são cultivares desenvolvidas por pesquisadores brasileiros, com os quais somos os maiores exportadores do mundo?

15) Um dos frutos desse trabalho de melhoramento genético forrageiro é a primeira cultivar híbrida de Brachiaria, BRS Ipyporã, cuja digestibilidade na estação seca é semelhante à da cultivar mais plantada, Braquiarão, nas águas?

Que a estimativa média de redução da intensidade de emissão (kg de metano/kg de ganho), entre Ipyporã e Braquiarão, seria de 30%?

Patrocinadores

Claro, outros itens podem ser adicionados à lista, o que será feito no futuro.

É encorajado que todos os que desejam contribuir livremente para aumentá-lo. O único pré-requisito é que, uma vez postas em cheque, sejamos capazes de mostrar que a informação é boa.

Portanto, convido também aqueles que discordarem de algum dos pontos, se mostrando incorretos ou necessitando de ajustes, que nos avisem que serão prontamente reparados no que for necessário.

 


Source link

Patrocinadores
Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here