Com o objetivo de tornar mais eficaz o combate e prevenção de fraudes na exportação de produtos de origem animal, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Administração Geral das Alfândegas da República da China (GACC) criaram o Programa de Trabalho Brasil-Brasil Plano. China Cooperação em Certificação Eletrônica de Produtos de Origem Animal.
A proposta foi assinada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante reunião oficial dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping, nesta sexta-feira (14), em Pequim.
De acordo com o plano de trabalho, o Mapa e o GACC vão avaliar a viabilidade do intercâmbio de dados relacionados à certificação eletrônica. A partir de então, eles promoverão os ajustes necessários nos sistemas utilizados no Brasil e na China e definirão os modelos de certificados veterinários a serem utilizados.
Os certificados sanitários internacionais para produtos de origem animal são documentos essenciais para o comércio internacional e contêm informações que comprovam o cumprimento dos requisitos de saúde e segurança alimentar.
Segundo o ministro Carlos Fávaro, a certificação eletrônica vai agilizar e garantir as transações comerciais entre os países, podendo aumentar as exportações e importações de forma mais segura.
Do mapa