Morreu na tarde de ontem, quarta-feira (14), o pecuarista e quartista Ruy Moraes Terra, aos 92 anos, em Presidente Prudente (SP). Natural de Itapetininga (SP), deixa a esposa Silvia Dolpon Terra e quatro filhos, Denise, Silvana, Renata e Ruy.
Ruy Moraes Terra foi o primeiro presidente do Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente, berço do Laço no Brasil. Acima de tudo, também foi responsável pela cobertura da arena, uma das primeiras coberturas do país, sendo uma das maiores da América Latina.
Proprietário do Haras Terra, teve o primeiro cavalo registrado no Brasil, Uirapuru, filho de Caracolito, que conquistou inúmeras vitórias, principalmente em Conformação e Corridas, em eventos oficiais da ABQM em todo o Brasil.
O pecuarista também foi o responsável pela construção da taberna, onde aconteceram os primeiros leilões da raça. Grande incentivador dos esportes hípicos, Ruy Moraes Terra construiu seu legado no agronegócio: pecuária de corte; a seleção de bovinos Nelore mochos; e equinocultura das raças Quarter Horse e, logo depois, Paint Horse.
Hall da Fama
Homenageado no 8º Hall da Fama, em 2018, Ruy Terra escolheu o Quarto de Milha graças ao King Ranch, introdutor da raça no Brasil. Os animais chamavam sua atenção pela qualidade, docilidade, beleza, conformação e agilidade.
Em sua 7ª edição, a revista Roper’s Sports trouxe um conteúdo especial, com a história do Rancho Quarto de Milha e, consequentemente, uma entrevista com o quartista, que você confere em nosso site.
Por fim, em nota, a ABQM destaca a importância de Ruy Terra para o legado do Quarto de Milha no país. “A ABQM agradece toda a dedicação à raça Quarto de Milha e incentivo ao Esporte Equestre e se solidariza com a família e amigos”, finaliza.
Por Heloísa Alves
Fonte: ABQM/O Imparcial
Crédito da imagem: Divulgação/Roper’s Sports
ver mais notícias no portal cavalo
