Atraso no desenvolvimento das culturas de verão afeta plantio de 2ª safra em regiões do PR, aponta Deral

Atraso no desenvolvimento das culturas de verão afeta plantio de 2ª safra em regiões do PR, aponta Deral

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O atraso no desenvolvimento das culturas da 1ª safra nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná vai fazer com que a colheita extrapole o período de zoneamento do plantio da 2ª safra nessas regiões, principalmente a do milho, que deve ter queda acentuada de área. O apontamento é do boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) divulgado nesta terça-feira (16).

Segundo informações do Deral, além do atraso na semeadura, o ciclo ficou mais longo por conta das temperaturas abaixo da média enfrentadas principalmente pelas lavouras semeadas na época de setembro, por conta da chuva itensa e até do friozinho que fez na região.

Para o feijão, que o zoneamento vai até fim de fevereiro, a perspectiva é um pouco melhor, mas muitos produtores não decidiram o que fazer e aguardam a conclusão da 1ª safra para tomar suas decisões.

PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

Ainda nestas regiões, as chuvas do início de janeiro trouxeram uma melhora aparente no campo e criou otimismo entre os produtores. Mas mesmo com a melhora das condições das lavouras, nas áreas de soja plantadas em setembro a quebra é visível.

Com relação ao feijão, a colheita está avançada na região, mas em muitos municípios como Pato Branco, por exemplo, o feijão colhido servirá apenas como semente, por conta da devastação das lavouras com a chuva intensa.

Andamento da safra

No Paraná, a colheita de feijão alcançou 38%. E a da batata primeira safra 74%. Em todo Paraná, apenas 1% do milho segunda safra foi plantado nas lavouras.

Confira o andamento da safra no Paraná:

PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

lavouras

Confira o boletim completo AQUI.

 

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)



Fonte