Atenção pecuarista! Indea-MT prorroga campanha de atualização de estoque de rebanhos

Atenção pecuarista! Indea-MT prorroga campanha de atualização de estoque de rebanhos

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Além dos criadores de gado, os de aves e suínos também devem obrigatoriamente atualizar o rebanho

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) prorrogou até o dia 15 de junho a campanha de atualização do rebanho. A alteração está registrada na portaria nº 145/2023, foi publicada no Diário Oficial desta segunda feira (29.05).

A notificação do rebanho é obrigatória e começa no dia 1º de maio, com previsão inicial de encerramento desta quarta feira (31). Na parte bovina, a campanha substituiu a vacinação contra a febre aftosa. Além dos criadores de gado, os de aves e suínos também devem obrigatoriamente atualizar o rebanho.

Produtores rurais de outras oito espécies (búfalos, caprinos, ovinos, equinos, burros, muares, abelhas e peixes) também podem atualizar a quantidade junto ao Indea, portanto esta etapa não é obrigatória como quem cria bovinos, suínos e aves.

A partir de 8 de maio, o produtor rural que não utilizar a comunicação e não conseguir mais emite a Guia de Trânsito Animal (GTA), ficando impedido de comercializar os animais, exceto para abate.

Também há previsão para outras penalidades, como a aplicação de multas, que podem chegar ao valor de R$ 6 mil para quem não fez comunicação a prazo.

Cadastro

É possível ir pessoalmente ao balcão do Indea mais próximo e realizar uma atualização do rebanho e dois dados cadastrais. O produtor rural também pode optar por fazer comunicação de estoque pela internet, no módulo do produtor.

O Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Integrado de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, para que o produtor tenha acesso ao módulo do produtor está disponível no site do Indea, no link https://www.indea.mt.gov.br/servicios?c=6098838&e=8523067. A garrafa térmica deve ser levada até a Idea para obtenção ou logar e se cadastrar.

AGRONEWS® é informação para sua produção



Fonte