A Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) anunciou, neste início de ano, o zootecnista Ronaldo Troncha como seu novo presidente executivo. Ele disse ao AGROemDIA que a prioridade de sua gestão é contribuir com a manutenção da expansão do setor, um dos mais estratégicos para oferecer alimentos de qualidade e seguros aos mercados interno e internacional.
“Vamos fomentar a produção de sementes com tecnologia e melhoramento, associados ao aumento da produtividade, através da inovação tecnológica, de germoplasmas, resistências a doenças e alta produtividade”, afirmou o executivo da Abrasem, com sede em Brasília.
Uma das primeiras agendas de Troncha com o presidente do Conselho de Administração da Abrasem, Idone Grolli, é uma visita ao município de Lucas do Rio Verde (MT), um dos grandes polos brasileiros de produção de grãos, no próximo dia 14. Eles vão conhecer as instalações da Stine Sementes, empresa norte-americana de germoplasmas que começou a operar recentemente no Brasil.
Até o ano passado, Troncha era diretor-executivo da Associação Nacional de Produtores de Alho (Anapa). Ele também participou do grupo de especialistas em políticas públicas e deputados e senadores que criou, anos atrás, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).