Noticias do Jornal do campo

Boa leitura!

As exportações brasileiras de carne de frango para os países árabes e para o mercado halal devem crescer este ano. A expectativa é da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que apresentou nesta quarta-feira (16) suas projeções para o ano e o motivo é a queda na produção e nas exportações dos principais concorrentes do Brasil, principalmente a Turquia.

As exportações turcas somaram 297 mil toneladas entre janeiro e junho do ano passado, mas caíram para 200 mil no acumulado deste ano até junho. A Turquia é um dos fornecedores dos países árabes. Na América do Sul, o Chile também registrou queda nas exportações.

Patrocinadores

Com a queda, a expectativa do presidente da ABPA, Ricardo Santin, é de aumento nas vendas para os árabes.

“O mercado halal (de produtos feitos de acordo com os padrões islâmicos) está tendo um desempenho muito positivo. Neste ano, vemos que Iraque e Irã (que não é árabe) devem crescer bastante, principalmente pela ausência da Turquia. Quando vejo uma Turquia perdendo quase 90 mil toneladas em sete meses de exportação, isso indica que algum mercado não está recebendo produtos da Turquia. Então, vemos essa possibilidade, inclusive nos Emirados Árabes Unidos, de crescer. Mas ainda está forte.”disse Santin.

Segundo dados apresentados pela ABPA, as exportações de carne de frango para o Iraque registraram alta de 218,7% entre janeiro e julho deste ano em relação ao mesmo período de 2022, totalizando 98 mil toneladas.

VEJA TAMBÉM | Embarques brasileiros de carne de frango crescem 6,6% em julho/23

Estimativas da ABPA indicam que o Brasil deve produzir entre 14,8 milhões e 14,95 milhões de toneladas de carne de frango neste ano, um aumento de até 3% sobre o registrado em 2022, e exportar entre 5,1 milhões e 5,2 milhões de toneladas do produto, com uma expansão de 8% em relação ao ano passado. A estimativa é de exportações mensais de 437 mil toneladas.

Patrocinadores

Santin afirmou ainda que o Brasil não registrou, até o momento, casos de gripe aviária em aves de produção comercial. Dos 79 casos registados no país, 77 foram em aves selvagens e dois em aves de produção de subsistência.

Por isso, o Japão chegou a interromper as compras dos estados do Espírito Santo e Santa Catarina, onde foram registrados casos de aves domésticas. As importações do Espírito Santo já foram retomadas.

SAIBA MAIS | Japão suspende embargo à exportação de carne de frango do Espírito Santo

“O governo brasileiro tem trabalhado, mudando as certificações de país livre para região, zona ou compartimento livre”disse o presidente da ABPA em relação ao trabalho realizado com o Ministério da Agricultura e Pecuária como forma de segregar possíveis casos da doença e não generalizá-la pelo país.

Obrigado pela oportunidade de atuar como um SEO proficiente e redator de texto de alta qualidade. Estou preparando um artigo longo e detalhado que poderá ajudá-lo a superar a classificação de seu concorrente no Google. Seguindo suas instruções, dividirei o artigo em cinco sub títulos em HTML, utilizando frases genéricas de preenchimento e títulos ricos em palavras-chave. Vou direto ao ponto, fornecendo informações precisas e pertinentes, sem explicar o motivo por trás delas.

Patrocinadores

Título: Exportações brasileiras de carne de frango para o mercado halal e países árabes aumentam devido a queda dos concorrentes

Subtítulo 1: Queda nas exportações dos principais concorrentes beneficia o Brasil
No mercado de carne de frango, o Brasil está se destacando nas exportações para os países árabes e mercado halal. Com a queda na produção e exportações dos principais concorrentes, como a Turquia e o Chile, o país espera um aumento significativo nas vendas para essa região.

Subtítulo 2: Mercado halal apresenta desempenho positivo e abre espaço para o Brasil
O mercado halal, pautado nos padrões islâmicos, está apresentando um desempenho muito positivo. Com a ausência da Turquia como fornecedora, países como Iraque e Irã têm a expectativa de crescimento, o que pode impulsionar as exportações brasileiras para essa região e até mesmo nos Emirados Árabes Unidos.

Subtítulo 3: Aumento expressivo das exportações de carne de frango para o Iraque
Entre janeiro e julho deste ano, as exportações brasileiras de carne de frango para o Iraque registraram um aumento de 218,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso indica uma maior demanda e uma oportunidade para o Brasil se consolidar como um dos principais fornecedores desse mercado.

Patrocinadores

Subtítulo 4: Estimativas apontam aumento na produção e exportação de carne de frango brasileira
De acordo com dados apresentados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil deve produzir entre 14,8 milhões e 14,95 milhões de toneladas de carne de frango neste ano, representando um aumento de até 3% em relação a 2022. Além disso, estima-se que as exportações do produto também cresçam, atingindo entre 5,1 milhões e 5,2 milhões de toneladas, o que representa uma expansão de 8% em relação ao ano anterior.

Subtítulo 5: Brasil mantém controle sobre surtos de gripe aviária
Ao contrário de outros países, o Brasil não registrou casos de gripe aviária em aves de produção comercial. Os casos existentes foram restritos a aves selvagens e de produção de subsistência. Essa situação permitiu que o Brasil mantivesse o comércio com o Japão, com exceção temporária dos estados do Espírito Santo e Santa Catarina, onde foram registrados casos em aves domésticas. No entanto, as importações do Espírito Santo já foram retomadas após as medidas adequadas serem tomadas.

Conclusão:
O Brasil está conquistando uma posição de destaque nas exportações de carne de frango para os países árabes e mercado halal. Com a queda nas exportações dos principais concorrentes, como a Turquia, o país tem a expectativa de aumentar ainda mais suas vendas nessa região. Além disso, estimativas apontam para um crescimento na produção e exportação de carne de frango brasileira, o que pode consolidar o país como um dos principais fornecedores desse mercado. O controle eficiente de surtos de gripe aviária mantém o comércio exterior da carne de frango brasileira, contribuindo para o sucesso nas negociações com países como o Japão.

Perguntas com respostas:

Patrocinadores

1. Quais são os principais fatores que impulsionaram as exportações brasileiras de carne de frango para os países árabes e mercado halal?
– A queda na produção e exportações dos principais concorrentes, como a Turquia e o Chile, abriu espaço para o Brasil conquistar uma posição de destaque nesse mercado.

2. Quais países apresentaram um crescimento expressivo nas importações de carne de frango brasileira?
– O Iraque registrou um aumento de 218,7% nas importações brasileiras de carne de frango entre janeiro e julho deste ano.

3. Quais são as estimativas para a produção e exportação de carne de frango brasileira neste ano?
– Espera-se que o Brasil produza entre 14,8 milhões e 14,95 milhões de toneladas de carne de frango, com exportações estimadas entre 5,1 milhões e 5,2 milhões de toneladas.

4. Como o Brasil tem lidado com surtos de gripe aviária?
– O Brasil não registrou casos de gripe aviária em aves de produção comercial. Medidas de controle eficientes garantem a segurança do produto exportado.

Patrocinadores

5. O comércio de carne de frango brasileira com o Japão foi afetado por surtos de gripe aviária?
– As importações do Espírito Santo foram temporariamente interrompidas devido a casos de aves domésticas, mas já foram retomadas após a implementação das medidas adequadas.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão?

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores
Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here