A alta presença de fêmeas na linha de abate do mercado pecuário mato-grossense se refletiu no maior desconto do boi gordo da década
A diferença entre a arroba da vaca e do boi gordo na parcial de maio de 2023 está em -9,57% — em março de 2023 atingiu a máxima deste ano e fechou o mês em média de -9,85%. Esses patamares não eram vistos desde 2013, quando o desconto anual do feminino foi de -9,38% (note-se que o desconto da série histórica é de -6,70%).
Essa diferença é influenciada principalmente pela grande oferta de vacas, já que em 2013 o maior volume de fêmeas foi verificado nas indústrias de janeiro a abril (1,04 milhão de cabeças). Trazendo para os dias atuais, o total de fêmeas abatidas no mesmo período deste ano foi de 886,16 mil cabeças (desde 2013, somente em 2019 foi verificado um volume maior, quando foram abatidas 910,10 mil fêmeas).
Nesse sentido, o alto desconto para o @ da vaca gorda indica que ainda pode haver um grande volume de
mulheres nas indústrias do estado de Mato Grosso.
O Indea-MT prorrogou a campanha de atualização do rebanho até o dia 15 de junho. A comunicação do rebanho é obrigatória e começou no dia 1º de maio, com previsão inicial para terminar nesta quarta-feira (31). Na parte bovina, a campanha substitui a vacinação contra a febre aftosa. Além dos pecuaristas, os criadores de aves e suínos também devem atualizar seus rebanhos.
Na análise do mercado de carne bovina, “Pelo lado da demanda, alguns frigoríficos reduziram o ritmo de compra de novos lotes para abate, indicando que estão com cronogramas de abate mais longos. E, segundo dados colhidos, a desvalorização da arroba do boi ocorre de forma mais intensa do que a verificada para reposição, contexto que resulta em piora na relação de troca para o pecuarista que faz a recria-engorda”.
Mercado financeiro
- Cair: Na última semana, a relação de troca entre touro e bezerro sofreu reajuste negativo de 1,39% em relação à semana anterior, onde foi registrado 1,80 cabeça/cabeça;
- Vaca gorda: O preço da gordura bovina ficou na média de R$ 201,96/@ na última semana, o que
- representou uma queda de 2,19% quando associado à semana anterior;
- Escala de abate: A escala de abate em Mato Grosso refletiu a oferta de animais nas indústrias e apresentou aumento de 7,78% em relação à semana anterior, com média de 9,98 dias.
Por Daniele Balieiro com informações do IMEA
AGRONEWS® é informação para quem produz
