apreensao recorde 18 mil cervejas falsificadas no parana 1

Apreensão recorde: 18 mil cervejas falsificadas no Paraná

Infratores trocavam as etiquetas das garrafas de bebida de origem desconhecida por rótulos de cervejas conhecidas



Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!
e7412e06 3073 4ec5 ad61 a9d30ce5dc04

Cerca de 18 mil garrafas de cerveja falsificadas são apreendidas no Paraná

20cfc1a4 0214 4f4c b76b 6b714028c5d5

Cerca de 18 mil garrafas de cerveja falsificadas são apreendidas no Paraná

Uma operação realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) resultou no fechamento de uma fábrica clandestina com aproximadamente 18 mil cervejas falsificadas, no município de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba.

A ação ocorreu na tarde de sexta-feira (23), após o recebimento de denúncia anônima.  

Durante a ação de fiscalização, foi constatado que no espaço eram realizadas as trocas das etiquetas das garrafas de bebida de origem desconhecida e duvidosa por rótulos de cervejas conhecidas, o que induziria os consumidores ao engano. Também foram encontradas tampinhas de garrafas falsificadas com as marcas.  

Além da adulteração do produto, o local também não apresentava condições mínimas de produção, representando risco iminente à saúde pública. 

Todos os produtos e rótulos foram apreendidos e serão inutilizados. Os suspeitos fugiram do local quando perceberam a chegada dos fiscais agropecuários e policiais. 

Além de atendimento as denúncias, o Ministério da Agricultura atua rotineiramente nas fiscalizações para que indústrias de bebidas estejam em conformidade com as normas estabelecidas, visando a qualidade dos produtos fornecidos e segurança do consumidor. 

Para a população, o Mapa alerta que as bebidas, alcoólicas ou não, para serem comercializadas devem estar registradas no Ministério e este registro deve vir informado em sua rotulagem. Ao se deparar com produtos sem esse registro, o consumidor pode encaminhar denúncia por meio do canal oficial Fala.BR. 


1. Qual foi a ação realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com a Polícia Militar do Paraná (PMPR)?

A ação resultou no fechamento de uma fábrica clandestina com aproximadamente 18 mil cervejas falsificadas, no município de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba.

2. O que foi constatado durante a fiscalização da fábrica clandestina?

 Foi constatada a troca das etiquetas das garrafas de bebida de origem desconhecida por rótulos de cervejas conhecidas, o que induziria os consumidores ao engano.

3. Além da adulteração do produto, quais outras irregularidades foram encontradas no local?

 O local não apresentava condições mínimas de produção, representando um risco iminente à saúde pública.

4. O que foi feito com os produtos e rótulos apreendidos durante a fiscalização?

Todos os produtos e rótulos foram apreendidos e serão inutilizados.

5. Qual é a importância da atuação do Ministério da Agricultura nas fiscalizações de indústrias de bebidas?

A atuação do Ministério da Agricultura visa garantir que as indústrias de bebidas estejam em conformidade com as normas estabelecidas, visando a qualidade dos produtos fornecidos e a segurança do consumidor.

FISCALIZAÇÃO: Cerca de 18 mil garrafas de cerveja falsificadas são apreendidas no Paraná

Operação conjunta resulta no fechamento de fábrica clandestina

Uma operação realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) resultou no fechamento de uma fábrica clandestina com aproximadamente 18 mil cervejas falsificadas, no município de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. A ação ocorreu na tarde de sexta-feira (23), após o recebimento de denúncia anônima.

Infratores trocavam etiquetas de bebidas de origem desconhecida por rótulos de cervejas conhecidas

Durante a ação de fiscalização, foi constatado que no espaço era realizada a troca das etiquetas das garrafas de bebida de origem desconhecida por rótulos de cervejas conhecidas, o que induziria os consumidores ao engano. Também foram encontradas tampinhas de garrafas falsificadas com as marcas.

Condições inadequadas de produção e adulteração do produto

Além da adulteração do produto, o local também não apresentava condições mínimas de produção, representando risco iminente à saúde pública.

Produtos apreendidos e suspeitos em fuga

Todos os produtos e rótulos foram apreendidos e serão inutilizados. Os suspeitos fugiram do local quando perceberam a chegada dos fiscais agropecuários e policiais.

Ações de fiscalização contínuas do Ministério da Agricultura

Além de atendimento às denúncias, o Ministério da Agricultura atua rotineiramente nas fiscalizações para garantir que as indústrias de bebidas estejam em conformidade com as normas estabelecidas, visando a qualidade dos produtos fornecidos e a segurança do consumidor.

Alerta para a população e canal de denúncias

Para a população, o Mapa alerta que as bebidas, alcoólicas ou não, para serem comercializadas devem estar registradas no Ministério e este registro deve vir informado em sua rotulagem. Ao se deparar com produtos sem esse registro, o consumidor pode encaminhar denúncia por meio do canal oficial Fala.BR.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Perguntas frequentes sobre a operação de fiscalização de cervejas falsificadas

1. Qual foi o resultado da operação de fiscalização?

Durante a operação, foi fechada uma fábrica clandestina com aproximadamente 18 mil cervejas falsificadas no Paraná.

2. Como os infratores agiam na falsificação das cervejas?

Os infratores trocavam as etiquetas das garrafas de bebida de origem desconhecida por rótulos de cervejas conhecidas, induzindo os consumidores ao engano.

3. Quais os motivos para o fechamento da fábrica clandestina?

Além da falsificação dos produtos, o local não apresentava condições mínimas de produção, representando risco à saúde pública.

3.1. O que aconteceu com os produtos e rótulos apreendidos?

Todos os produtos e rótulos foram apreendidos e serão inutilizados.

4. Como a população pode denunciar a venda de produtos falsificados?

Os consumidores podem encaminhar denúncias por meio do canal oficial Fala.BR se encontrarem produtos sem registro.

Verifique a Fonte Aqui

Rolar para cima