Delegação organizada pelo Ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, partiu nesta segunda-feira (20) para a China. O grupo é formado por mais de 100 empresários do agronegócio e equipe técnica do ministério.
Fávaro gravou uma mensagem momentos antes do embarque para esclarecer mais detalhes sobre sua visita ao país asiático.
“Começando a maratona em direção a Pequim. Estou muito animado, uma comitiva importantíssima de colaboradores do MAPA, empresários brasileiros das mais diversas áreas para melhorar nossas relações comerciais, tanto para vender mais para cima como também para comprar produtos importantes para o Brasil. Gerar oportunidades de emprego, desenvolvimento econômico e muito mais para retomar boas relações fraternas com o povo chinês.“, explica o ministro.
A delegação vai participar de reuniões preparatórias, governamentais e empresariais antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país asiático. A viagem da delegação presidencial está marcada para 26 de março.Vamos nos preparar para a chegada do presidente Lula, que vem com outra comitiva e se junta a nós. Traremos grandes novidades para o povo brasileiro e os manteremos informados durante cada dia da missão.“, conclui o ministro Carlos Fávaro.
Itinerário de viagem
Nesta semana, antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático, Fávaro participa de reuniões bilaterais com autoridades chinesas, seminários e encontros com representantes do setor produtivo. A participação na abertura da Conferência de Desenvolvimento da Indústria do Algodão está marcada para quinta-feira (23). Também estão agendadas reuniões com empresas e associações de fabricantes de fertilizantes e insumos agrícolas, além de um evento para discutir a cooperação entre Brasil e China em agricultura sustentável e finanças verdes.
Na sexta-feira (24), o ministro participará do “Seminário Multissetorial: Perspectivas da Parceria Brasil-China no Agronegócio”, com a presença de entidades brasileiras como CNA, OCB e Abiove e de organizações chinesas como a China Association for the Promoção da Cooperação Agrícola Internacional e do Banco Agrícola da China.
Também no dia 24 está previsto um seminário sobre o setor de proteína animal, que reunirá autoridades e empresários do setor no Brasil e na China, com a participação do embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, e do vice-presidente da a Câmara Chinesa de Comércio para Importação e Exportação de Alimentos, Produtos Naturais e Subprodutos Animais (CFNA China), Yu Lu.
Na próxima segunda-feira (27), a equipe do Mapa participará de uma reunião multissetorial com a Federação Chinesa de Cooperativas de Abastecimento e Comercialização. Também haverá o Fórum de Desenvolvimento Sustentável China-Brasil, promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais.
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®
