Relacionar aves de granjas comerciais com notícias de gripe aviária pode levar à insegurança no consumo de ovos e carne de aves
No Brasil, 39 casos de gripe aviária foram confirmados até o momento em espécies silvestres. No entanto, alguns veículos de comunicação também são ilustrados como notícias sobre o assunto com imagens de fazendas comerciais. Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, Anffa Sindical, a divulgação pode confundir o público e gerar insegurança no consumo de produtos de origem animal, principalmente ovos e carne de aves, por isso redações podem ter cuidado com a publicação de imagens .
O vírus da influenza aviária (H5N1) não foi detectado em aves para consumo, nem foi detectado, nem houve nenhum caso positivo na produção industrial e comercial do país. O Anffa Sindical destaca que a gripe aviária só pode ser transmitida ao ser humano por meio do contato direto com aves vivas ou mortas. Assim, descarta-se a hipótese de contaminação pelo consumo de aves e ovos.
Os auditores fiscais federais da agropecuária têm atuado na prevenção e controle da gripe aviária em conjunto com o departamento de produção industrial e comercial para evitar o avanço da doença. Com essas e outras ações, o Brasil mantém sua condição de país livre da gripe aviária e continua exportando normalmente produtos alimentícios seguros para consumo.
Clique AQUIentre qualquer grupo de WhatsApp faça Notícias Agrícolas e receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
União Anffa
