Dados da Secretaria de Comércio Exterior – Secex, mostram que no primeiro trimestre deste ano, o volume de leite importado foi três vezes maior que no mesmo período de 2022. Só em março, foram internalizados 209,5 milhões de litros de leite equivalente. Essa quantidade representa cerca de 10% do total de leite cru industrializado de lácteos brasileiros (medido em meias contagens de Mar/21, Mar/21 e Mar/22, da Pesquisa Trimestral do Leite do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE ).
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Enquanto isso, as importações brasileiras de lácteos estão praticamente (-0,3%) em febre, na comparação com o primeiro mês de 2023, totalizando 156,5 milhões de litros em leite equivalente, segundo a Secex.
Segundo Lincoln Diogo Lima, economista e professor do curso de economia da Universidade Cruzeiro do Sul, a alta recente do preço do leite se deve a vários fatores, entre eles o aumento dos custos de produção e, principalmente, ao próprio efeito sazonal . deste mercado.
“O preço do leite começa a subir com a chegada do inverno, atinge o pico nessa estação e começa a cair com as chuvas de verão. Esse tempero ocorre porque durante a estação seca (inverno) as vacas bebem menos água, resultando em menor produção de bebida.”
Ao mesmo tempo, como o capim é mais escasso, o produtor precisa aumentar o uso da proporção na alimentação de dois animais, que por sua vez é mais cara. Ou seja, durante o inverno a delicadeza do leite cai ao passo que o custo de produção cresce, refletindo assim no accrécimo do preço ao consumidor”, completa o ensino.
Perspectivas para o setor lácteo
A tendência é que nos próximos meses o preço do leite continue subindo, mais do que estava em patamar mais baixo desde o verificado no inverno do ano passado, quando o preço do leite disparará devido aos efeitos da Guerra na Ucrânia, que impactará fortemente os custos de produção, entre eles o custo de transporte e o motivo.
Derivados do leite, como muçarela, iogurtes, queijos e leite em pó, serão afetados por essa perspectiva negativa.
“Com a aproximação do verão, esperamos que o preço do leite comece a subir e que termine o ano a um ritmo inferior ao que se verificará nos próximos meses (junho, julho e agosto)”, afirma.
Por fim, Lincoln aponta que, para o Brasil amenizar ou aumentar a elite, é importante adotar medidas que busquem incentivar os produtores a adotarem tecnologias, buscando inovações capazes de aumentar a produtividade.