O grande desafio do Brasil é fornecer ao mundo alimentos, biocombustíveis e fibras com sustentabilidade. “Para o produtor, o principal desafio é a resiliência em um cenário de oportunidades”, disse o sócio-diretor da Cogo Intelligence na Agropecuária, Carlos Cogo, durante o Congresso Andav 2022, que acontece até sexta-feira, 19 de agosto. , no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento é organizado pela Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e organizado pela Zest Eventos.
Em sua palestra, Cogo destacou algumas megatendências na agricultura, como o aumento da digitalização, compras online, gestão de riscos e sustentabilidade. Quanto aos impactos, ele citou a fluência tecnológica do produtor, requisitos de certificação, além do fortalecimento do Brasil como fornecedor de alimentos para o mundo.
Ele também falou sobre o aumento da demanda por farelo de soja e milho, impulsionado pela evolução da produção de suínos e aves, resultando em maior demanda por fertilizantes, além de defensivos, que seguiram o mesmo caminho. “O custo de produção aumentou em todo o mundo e muitos países vão optar pela redução de área”, disse o especialista que acenou para a acomodação dos preços agrícolas.
Na opinião do professor Sérgio De Zen da Esalq/USP, os desafios para a agricultura brasileira são grandes, assim como as oportunidades. “A inflação de alimentos é mundial e, nesse cenário, o Brasil precisa atrair investimentos de outros setores e capitais internacionais para crescer em ritmo superior ao da economia”, afirmou.
De acordo com a economista da XP Investimentos, Tatiana Nogueira, os índices de desenvolvimento estão subindo, junto com os juros, e o apelo monetário deve ser mais intenso nos próximos meses. “O impacto é sentido no câmbio, pressionado por questões externas, reflexo da pandemia e dos impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia, mas há expectativa de normalização global. Até outubro, o cenário doméstico ainda é muito volátil, por questões fiscais e eleitorais”, destacou.
O analista de insumos do Rabobank, Bruno Fonseca, disse que o PIB agropecuário continua crescendo e tem se destacado neste período de crise. “O setor deve entregar os resultados esperados, mesmo com um cenário desfavorável, e ainda terá bom poder aquisitivo, garantindo boa margem e rentabilidade”, disse. Ele lembrou que o Brasil tem se mostrado, em números, bastante competitivo em relação aos seus principais rivais, Estados Unidos e Argentina.
Na palestra “Construindo um Legado”, a ex-presidente da Dudalina e vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil, Sônia Hess, falou sobre sua experiência profissional e destacou a importância de estimular a participação feminina em diversos setores, inclusive no agronegócio, para a construção um país melhor. “Meu pai me deu a missão de ser o embaixador da paz. Hoje estou feliz por estar doando meu tempo para a causa da mulher e da criança no Brasil”.
Fórum “Distribuição Veterinária” destacou planejamento, sucessão familiar e canais digitais
O Fórum “Distribuição Veterinária” trouxe aos participantes temas como planejamento, sucessão familiar e canais digitais. Segundo dados apresentados pela gerente de Desenvolvimento da Adagro, Priscila Favaretto, 90% das empresas brasileiras têm perfil familiar, empregam 75% dos trabalhadores e representam 65% do PIB. No entanto, 44% deles não possuem perfil de plano de sucessão.
“Apenas 33% dessas empresas alcançam um bom resultado na sucessão da primeira para a segunda geração”, afirmou Priscila, que destacou a necessidade de as empresas estarem preparadas para a sucessão no momento atual, com a era digital e as grandes mudanças na forma de empresas. as pessoas se relacionam. “Você precisa identificar o talento, porque selecionar um sucessor é tão importante quanto identificar a pessoa certa para contratar”, resumiu ela.
O sócio fundador da Markestrat, Matheus Cônsoli, reforçou a importância de se fazer um planejamento estratégico para expansão de mercado e fortalecimento de marcas, em sua palestra “Como desenvolver e aplicar o planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo em sua empresa”, no Fórum “Distribuição Veterinária”.
Para ele, entre outros indicadores, as mudanças no perfil do produtor e a presença mais forte das mulheres no agronegócio são indícios da evolução do setor, fortemente impactado pelas transformações digitais. “Diante de tudo isso, é preciso continuar buscando a eficiência operacional”, ponderou.
Na palestra “Gestão de Negócios Digitalizados – Vendas Multicanal”, a CEO da Agroline, Luciana Ribeiro, afirmou que entrar na área de e-commerce, vendendo suas soluções em outros canais digitalizados, foi importante para a empresa aumentar sua participação de mercado . “Hoje, entendemos que ter planejamento é essencial”.
Segundo Luciana, um dos focos da empresa é a integração das vendas entre todos os canais existentes no momento. “A estratégia Omnichannel traz comunicação integrada ao cliente e, com isso, ele compra muito mais”, sentenciou.
A expectativa é que o Congresso Andav 2022 receba um público de mais de 5.000 pessoas, entre profissionais, palestrantes, expositores, congressistas e visitantes. Outra novidade é a realização da primeira edição presencial do Fórum “Distribuição Veterinária”, como parte do Congresso Andav 2022, que reunirá os principais temas de saúde e nutrição animal e trará empresas focadas em produtos, equipamentos e serviços para o setor. Na área de exposição, estarão mais de 120 referências nacionais e internacionais do setor, com diversos lançamentos e novidades para o mercado.
SOBRE OS ORGANIZADORES
e av
A Andav – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários há 32 anos representa a Distribuidora de Insumos Agrícolas e reúne atualmente mais de 2.200 empresas de todas as regiões do Brasil, responsáveis por levar as boas práticas ao campo e, sobretudo, garantir a boa cadeia produtiva, ampliando conhecimento, produtos, serviços e tecnologia.
Eventos de entusiasmo
A Zest Eventos nasceu da união de mais de 12 anos de excelência e sucesso na construção de eventos e trabalho em equipe. Uma empresa dedicada à entrega de experiências: além de criar e promover eventos físicos, digitais e híbridos, é especializada em desenvolver consultoria especializada em marketing, vendas e projetos especiais para o setor B2B.
SERVIÇO
Congresso Andav 2022
Data: 17 a 19 de agosto de 2022
Horário de funcionamento: Dia 17 das 9h às 20h | dia 18 das 8h30 às 20h00 | Dia 19 das 8h30 às 15h00
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo-SP
Mais informações: https://eventosandav.com.br/