A Agricultura de Baixo Carbono será a espinha dorsal de uma nova “Plano Brasileiro de Cultura Sustentável“, afirmou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
Novo Plano de Colheita
Eles se conheceram na tarde desta segunda-feira (10), o ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; da área de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para discutir a elaboração do novo Plano Safra.
Segundo Fávaro, o novo modelo ainda está em fase de conceito, mas afirmou que “A Agricultura de Baixo Carbono será a linha mestra deste novo Plano Safra.” Para o ministro, isso será um indutor das políticas agrícolas brasileiras daqui para frente. “Esse foi o primeiro alinhamento importante nesse sentido e agora cada uma das equipes vai trabalhar esses parâmetros, as oportunidades, para que a gente possa transformar isso em um recurso, qual a necessidade de recursos de equalização. As novas linhas de crédito para o setor privado também, para o setor privado que pode se modernizar para ter mais recursos e atender a essa linha mestra que é transversal, que é um pedido do presidente Lula, e a partir de agora será um novo Plano Safra Brasileiro Sustentável.“, explicou o ministro da Agricultura.
Marina Silva reforçou dizendo que “A base do esforço do governo é ter uma política ambiental transversal.“. de acordo com o ministro do Meio Ambiente, o governo vai trabalhar para que o Plano Safra seja a base para a transição para a Agricultura de Baixo Carbono, tanto para grandes, médios e agricultores familiares, incluindo também o apoio ao setor extrativista. “O Brasil pode ser ao mesmo tempo uma potência agrícola, uma potência ambiental e uma potência florestal. E é isso que queremos fazer.“, afirmou Marina.
O ministro Paulo Teixeira acredita que esta transição será uma oportunidade para incentivar a agricultura regenerativa. “Achamos que muitas coisas podem acontecer, aumentem os estímulos para que a partir de maio possamos anunciar um grande plano para a agricultura no Brasil, um grande Plano Safra com esses ingredientes da agricultura regenerativa, uma agricultura agroecológica.”, conclui o Ministro do Desenvolvimento Agrário.
Sobre a data de lançamento, em seu discurso na manhã de hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o lançamento do Plano Safra do ciclo 2023/24 ocorrerá no próximo mês.
“Em maio, lançaremos o Plano Safra do agronegócio. Queremos aumentar a produtividade no campo e criar um mecanismo que garanta sua sustentabilidade socioambiental neste país.”, declarou Lula.
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®
