Agricultor vive momento positivo para compra de fertilizantes, indica IPCF

Agricultor vive momento positivo para compra de fertilizantes, indica IPCF

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!
Foto: Divulgação/Aprosoja/MT

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) alcançou, em janeiro deste ano, o número mais favorável dos últimos 19 meses: fechou em 0,99, ante 1,02 em dezembro e 1,49 em relação ao mesmo mês em 2022. Sempre que o indicador fica abaixo de 1, os agricultores têm uma relação de troca positiva. O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas.

O resultado do começo do ano se deve a uma maior redução dos preços dos fertilizantes (-2%) em relação ao das commodities agrícolas (-1,5%), além da queda dos custos logísticos internacionais do frete marítimo e da taxação nos portos brasileiros.

A baixa nos preços dos fertilizantes foi liderada pelos nutrientes ureia, cloreto de potássio e fosfato monoamônico. O mercado brasileiro demandou mais por fosfatados do que o mercado global, enquanto a procura por potássicos ficou estável. A menor demanda global por nitrogenados e a redução do gás natural influenciaram os custos de produção de fertilizantes.

Atualmente, a atenção do setor está voltada para a safra brasileira, principalmente com o começo da colheita de soja em Mato Grosso (MT). As influências das mudanças climáticas, especialmente com a presença do La Niña, na Argentina e do Sul do Brasil também estão no radar do mercado de agronegócios.

O índice é também ponderado pelo câmbio, que teve variação de 0,8% para baixo no dólar com o cenário político e macroeconômico considerado otimista, com boas perspectivas dos bancos internacionais sobre o mercado mundial.

quadro fertilzantes jan 2023

Entendendo o IPCF

O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. A metodologia consiste na comparação em relação à base de 2017, indicando que quanto menor a relação mais favorável o índice e melhor relação de troca. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

Metodologia

*A fonte para o cálculo dos preços dos fertilizantes no porto brasileiro é a CRU, empresa de consultoria internacional. Já os preços das commodities são apurados pela média do mercado brasileiro, em dólar, calculados com base nas publicações feitas pela Agência Estado e CEPEA.

**O índice de preços de fertilizantes inclui os valores de MAP, SSP, Urea e KCL ponderados pelas participações respectivas de seu uso no país. Já o das commodities inclui soja, milho, açúcar, etanol e algodão, ponderado pelo consumo de fertilizantes.

***O índice é também ponderado pelo câmbio, considerado 70% dos fertilizantes (custo) e 85% das commodities (receita).

****Culturas analisadas: soja, milho, açúcar, etanol (cana-de-açúcar) e algodão.

*****Dados referentes a janeiro/2023.

 

 

Fonte