Cerca de 85 granjas industriais instaladas no Ceará já receberam a visita dos auditores-fiscais agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) para realização de inquéritos soroepidemiológicos. A vista faz parte do Plano de Vigilância de Influenza Aviária e Doença de Newcastle, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Serviço Veterinário Oficial (SVO).
+ Governo de MS e União intensificam vigilância na fronteira com a Bolívia para prevenir gripe aviária
Nesta primeira etapa foram selecionadas granjas avícolas dentro da categoria estabelecida (corte ou postura), na qual as propriedades obrigatoriamente devem ser de avicultura industrial e alojar mais de mil aves.
O gerente de epidemiologia e informação sanitária da Adagri, David Caldas, destaca que “ao todo, a Adagri visitará 95 empresas instaladas em todo o estado. Cerca de 90% desse trabalho já foi concluído. Na próxima fase realizaremos os inquéritos soroepidemiológicos em granjas de subsistência”.
“A não detecção das doenças-alvo, por esse esforço de vigilância ativa, confere segurança à certificação da sua ausência na avicultura industrial”, completa Caldas.
Plano contra influenza aviária e Doença de Newscastle
A execução do plano foi motivada pela confirmação de casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em países da América do Sul. Entre os meses de outubro e novembro de 2022 foram detectados casos da doença na Colômbia, Peru, Chile, Venezuela e Equador. Nesta semana, a doença teve casos confirmados no Uruguai e na Argentina.
O coordenador do Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adagri, Hamilton Anselmo, ressalta que “é fundamental a implementação de medidas de biossegurança nas granjas para evitar a ocorrência de doenças. Contamos com o apoio habitual do setor avícola cearense para execução dos trabalhos de campo”.
_____________
Fonte: Agência Safras.
Editado por: Anderson Scardoelli, editor de online do Canal Rural em São Paulo.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.