de 10 itens no acordo UE-Mercosul, 9 foram resolvidos, diz Perosa • Portal DBO

Acordo UE-Mercosul: 9 itens resolvidos! Saiba mais.

Brasil segue otimista com acordo entre Mercosul e União Europeia

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, continua otimista com a ratificação do acordo entre Mercosul e União Europeia (UE), mesmo com os protestos de produtores europeus contrários ao acordo. Dos dez itens na pauta que eram entraves, nove foram resolvidos. Um último tema que está sendo tratado é o mecanismo de arbitragem.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Ultimato para a implementação do acordo

A questão da arbitragem está sendo tratada pelo embaixador Maurício Lyra, do Ministério das Relações Exteriores, e pela secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Tatiana Prazeres, segundo Perosa.

———————————————————————————————-

Mercosul e União Europeia

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, continua otimista com a ratificação do acordo entre Mercosul e União Europeia. Dos dez itens na pauta que eram entraves, nove foram resolvidos. Um último tema que está sendo tratado é o mecanismo de arbitragem, afirmou Perosa. Falta um item, um detalhe final para decidir onde será a compensação se houver algum problema, mas, depois disso, está equacionado e pode ser implementado, acrescentou. A questão da arbitragem está sendo tratada pelo embaixador Maurício Lyra, do Ministério das Relações Exteriores, e pela secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Tatiana Prazeres, segundo Perosa.

Patrocinadores

Partidários e implementação

Na avaliação do secretário, a maior parte dos países da União Europeia é favorável ao acordo. Talvez seis/sete países de um total de 27 que não querem, afirmou. Ele citou Alemanha, Espanha e Portugal como países com interesse em aderir ao acordo. Vencidas as questões técnicas, aguardamos a implementação do acordo pelo Parlamento Europeu, destacou.

Perspectiva positiva

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, continuou otimista com a ratificação do acordo entre Mercosul e União Europeia mesmo diante dos protestos de produtores europeus contrários ao acordo. Grande parte dos países da UE é favorável ao acordo e interesse em aderir, apesar de algumas questões técnicas que estão sendo solucionadas. A perspectiva é positiva e a implementação do acordo pelo Parlamento Europeu é aguardada.

————————————————————————————————–

Conclusão

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, demonstrou otimismo em relação à ratificação do acordo entre Mercosul e União Europeia. Embora os protestos de produtores europeus contrários ao acordo tenham sido um obstáculo, as preocupações foram resolvidas e o acordo está perto de ser implementado. A implementação do acordo agora depende do progresso no mecanismo de arbitragem, mas o secretário permanece confiante sobre a aceitação do acordo por parte da maioria dos países da União Europeia.

Patrocinadores

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Acordo Mercosul-UE: Otimismo com ratificação apesar dos protestos europeus

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, demonstra otimismo com a ratificação do acordo entre Mercosul e União Europeia (UE), apesar dos protestos de produtores europeus contrários ao acordo.

O que está em discussão?

Roberto Perosa afirma que dos dez itens na pauta que eram entraves, nove foram resolvidos. O último tema em discussão é o mecanismo de arbitragem, que está sendo tratado pelo embaixador Maurício Lyra, do Ministério das Relações Exteriores, e pela secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Tatiana Prazeres.

O que falta para o acordo ser implementado?

A questão final que está sendo tratada é o detalhe do mecanismo de compensação em caso de problemas. Perosa destaca que, após a resolução desse ponto, o acordo pode ser implementado.

Patrocinadores

Como a União Europeia está recebendo o acordo?

Na avaliação do secretário, a maior parte dos países da União Europeia é favorável ao acordo. Ele cita Alemanha, Espanha e Portugal como países com interesse em aderir ao acordo. Vencidas as questões técnicas, aguardam a implementação do acordo pelo Parlamento Europeu.

Qual o impacto do acordo para o agronegócio brasileiro?

Segundo Perosa, o acordo é positivo para o agronegócio, e o Brasil bateu recorde de exportações em janeiro, com US$ 11,72 bilhões.

O que falta para a implementação efetiva do acordo?

Após a resolução do mecanismo de arbitragem, a implementação efetiva do acordo depende da ratificação pelo Parlamento Europeu, o que está aguardando a finalização das questões técnicas.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Patrocinadores

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, continua otimista com a ratificação do acordo entre Mercosul e União Europeia (UE), mesmo com os protestos de produtores europeus contrários ao acordo.

“Dos dez itens na pauta que eram entraves, nove foram resolvidos. Um último tema que está sendo tratado é o mecanismo de arbitragem”, afirmou Perosa. “Falta um item, um detalhe final para decidir onde será a compensação se houver algum problema, mas, depois disso, está equacionado e pode ser implementado”, acrescentou.

OUÇA | Mais distante acordo entre Mercosul e União Europeia

A questão da arbitragem está sendo tratada pelo embaixador Maurício Lyra, do Ministério das Relações Exteriores, e pela secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Tatiana Prazeres, segundo Perosa.

Na avaliação do secretário, a maior parte dos países da União Europeia é favorável ao acordo. “Talvez seis/sete países de um total de 27 que não querem”, afirmou.

Ele citou Alemanha, Espanha e Portugal como países com interesse em aderir ao acordo. “Vencidas as questões técnicas, aguardamos a implementação do acordo pelo Parlamento Europeu”, destacou.

Patrocinadores

VEJA TAMBÉM | Agronegócio brasileiro bate recorde de exportações em janeiro, com US$ 11,72 bilhões

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores
Rolar para cima