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Abertura do México para carne suína brasileira é considerada conquista importante para o setor

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A abertura do mercado do México para a carne suína brasileira foi confirmada nesta segunda-feira (14) pela Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SCRI-Mapa). De acordo com o órgão, essa abertura de mercado permitirá intensificar o comércio bilateral entre os dois países. O trabalho foi realizado em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Este é o 48º mercado aberto para os produtos agropecuários em 2022.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou o anúncio, considerando uma das mais importantes conquistas para a cadeia exportadora de proteína animal do Brasil. As habilitações são de plantas frigoríficas de Santa Catarina que, à época da solicitação de acesso às autoridades mexicanas, era a única região do Brasil reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como livre de aftosa sem vacinação.

“O México é, historicamente, um dos três principais destinos das exportações globais de carne suína, com volumes próximos a 1 milhão de toneladas. Falamos de aproximadamente 10% do trade global. A abertura deste mercado é parte das medidas tomadas pelo governo mexicano para o controle inflacionário e das ações do MAPA e do Ministério das Relações Exteriores brasileiro no sentido de ampliar os acessos de nossa proteína. Neste contexto, o Brasil reforça a posição de apoio às nações para a segurança alimentar e para a oferta de alimentos”, ressalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

De acordo com o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua, as exportações brasileiras deverão ser direcionadas aos processadores mexicanos, evitando concorrência com a produção local de suínos.

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“Vamos atuar em complementaridade à produção mexicana de suínos. Exatamente neste sentido, envidaremos esforços para ampliar a habilitação para plantas de novas áreas reconhecidas pela OMSA como livre de aftosa sem vacinação, como Rio Grande do Sul e Paraná, ampliando ao máximo a capacidade de fornecimento de produtos brasileiros à população do México”, completa do diretor da ABPA.

Com informações do Mapa e ABPA

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