Abertas inscrições para seminário sobre resistência de pragas da soja

Abertas inscrições para seminário sobre resistência de pragas da soja

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A Embrapa Soja e a CAB Internacional (CABI) promovem o seminário “Resistência a Pragas: Um problema antigo hoje”, no dia 5 de maio, na Embrapa Soja, em Londrina (PR). As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e podem ser feitas AQUI. Segundo Adeney de Freitas Bueno, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Soja, o evento vai reunir cerca de 180 profissionais para discutir o tema da resistência de insetos a inseticidas e plantas Bts (que possuem a toxina Bacillus thuringiensis – Bt, que auxilia na controle das principais espécies de lagartas).

A Embrapa tem estudos – e vai apresentar no seminário – mostrando que as populações de percevejos (principalmente Euschistus heros) são relatadas como resistentes a diferentes grupos químicos de inseticidas e a lagarta Rachiplusia nu e a broca das axilas (Crocidosema aporema) já apresentam resistência ao Proteína Cry1Ac, presente na soja Bt de primeira geração. “Esses casos de resistência dificultam o manejo no campo e podem, se não manejados adequadamente, levar a um maior uso de inseticidas”, explica Bueno.

O uso indiscriminado de agrotóxicos para controle de insetos, bem como a não adoção de área de refúgio no cultivo de plantas Bts, vêm favorecendo a seleção de populações de pragas resistentes a cada ano. Entre as estratégias antirresistência aos inseticidas estão a alternância de inseticidas com diferentes modos de ação, uso de doses recomendadas por pesquisas, uso de cultivares mais tolerantes a pragas, refúgio, entre outras que serão discutidas no seminário.

PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

Refúgio é o cultivo de uma porcentagem da área (na mesma parcela) com a mesma cultura não-Bt. “O objetivo é manter a população de insetos susceptíveis à toxina Bt para que haja acasalamento com indivíduos potencialmente resistentes – vindos de áreas com plantas Bt – retardando assim a seleção de insetos resistentes à tecnologia”, explica Bueno.

MIP

Nos últimos anos, as informações sobre o nível de ação (densidade de insetos ou lesão em que se recomenda a aplicação de inseticida) foram atualizadas, sem prejuízo da produtividade da soja. Esta informação é a base das recomendações do Manejo Integrado de Pragas (MIP) para evitar aplicações desnecessárias de inseticidas.

“Observamos que o problema de falhas no controle de algumas pragas vem se agravando. Isso se deve ao uso frequente de produtos com o mesmo modo de ação sem respeitar os níveis de ação recomendados, que representam o momento certo para aplicar inseticidas”, relata Bueno.

Diante desse cenário, a programação do seminário terá um debate sobre quatro temas principais: resistência de pragas a inseticidas, resistência de pragas à soja Bt, recomendações para manejo de pragas em áreas de refúgio e escolha de cultivares de soja para máxima produtividade no refúgio. .

PortalSouAgro Banner Pirelli Desktop 1
PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

“Durante o evento, vamos apresentar as cultivares de soja que podem oferecer máxima produtividade aos produtores que adotam o refúgio e como o refúgio deve ser manejado para garantir sua rentabilidade associada ao seu objetivo de manejo de resistência”, destaca Bueno.

Agendar
8h15 Recepção
8h30 Boas-vindas e apresentação do programa
8h40 Resistência de pragas a inseticidas: Situação atual e recomendações de manejo – Daniel R. Sosa-Gómez (Embrapa Soja)
9:10 Resistência de pragas à soja Bt: Situação atual, novas tecnologias e perspectivas futuras – Leonardo Miraldo (Bayer Crop Science)
9h40 Recomendações de manejo de pragas para área de refúgio – Adeney de Freitas Bueno (Embrapa Soja)
10:00 Intervalo e pesquisa interativa
10h30 Escolha de cultivares de soja para máxima produtividade do refúgio – Rogério de Sá Borges (Embrapa Soja)
11:00 Debate final com todos os oradores e público. Moderação: Yelitza Colmenarez (Cab International)
11h30 Encerramento

SERVIÇO
Seminário – Resistência a Pragas: Um velho problema da atualidade
Data: 05/05
Horário: 8h30 às 11h30
Local: Auditório Embrapa Soja – haste Carlos João Strass s/n – Londrina (PR)
registro gratuito AQUI.

Com Embrapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)



Sou Agro