Pular para o conteúdo

ABCZ e Sindicato Rural de Uberaba manifestam preocupação com debate da Reforma Tributária • Portal DBO

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Sindicato Rural de Uberaba (SRU) se reunirão virtualmente na tarde desta quarta feira (14), com o coordenador do Centro Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA ), Renato Conchon e o presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), Nilson Leitão, para discutir o posicionamento do setor em relação à proposta de Reforma Tributária.

“São várias preocupações, do modelo que foi apresentado em 2022, aparentemente sem atualização, pelas questões técnicas e com exportações que vão custar caro ao produtor rural e outros setores como transporte, serviços e comércio”afirmou Conchon sobre uma proposta atual.

À frente da IPA, Nilson Leitão defende a mobilização no bloco de líderes para impedir que uma votação ocorra sem ou devido ao conhecimento da teoria da proposta. O relatório da Reforma deve ser apresentado nos próximos dias pelo deputado Aguinaldo Ribeiro.

VEJA TAMBÉM | Abiove, ABPA e Abia alertam para alta de alimentos sem veto em MP

Para o presidente da ABCZ, Gabriel García Cid, um possível aumento da carga tributária sobre o material genético se tornaria um grande obstáculo para promover a sustentabilidade com o uso do melhoramento genético.

“Nossa grande preocupação se reflete na pecuária, a ABCZ com seus associados atinge mais de 15 milhões de produtores rurais em 5 milhões de propriedades no Brasil, não se pode duvidar da sustentabilidade sem garantir as áreas mais produtivas e um trabalho eficiente e eficaz. isso é pura genética”declara.

Marco Túlio Prata, presidente do Sindicato Rural de Uberaba, diz que o desagrado da categoria vê falta de clareza, de acesso ao texto.

“Estudos sérios já foram divulgados, sugerindo o impacto absurdo que a tributação agrícola poderia ter, inviabilizando uma série de cadeias produtivas, além da nossa preocupação social com o preço dos alimentos e insumos”termina.

Como entidades, devem emitir Manifesto contrário ao voto da Reforma Tributária e reunir-se novamente para sugerir emendas que considerem como demandas não agroindustriais.

Também participarão do encontro os membros da Comissão de Assuntos Políticos da ABCZ, Jorge Pires, os advogados Frederico Diamantino, o Procurador Jurídico da ABCZ, Gabriel Hercos da Cunha e o Diretor da SRU, José Peres de Lima Neto.

Fonte: Ascom ABCZ

Fonte