Após uma das disputas mais acirradas pelo cargo de presidente, Bolsonaro assumiu a liderança e, com uma “reviravolta duvidosa”, Lula chegou a 48,4% contra os 43,22% do atual presidente.
O segundo turno para presidente e nos estados onde a eleição não foi definida no primeiro turno acontecerá no dia 30 de outubro. Os brasileiros terão que esperar mais 27 dias para conhecer o próximo presidente da República. Na votação deste domingo (2), os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) chegaram à frente da corrida presidencial, mas não conseguiram o número de votos necessários para fechar a escolha e terão que disputar uma segunda rodada. .
Às 23h50, com 99,9% dos trechos totalizados, Lula registrou o apoio de 57.173.187 eleitores, o equivalente a 48,4% dos votos válidos. O actual O presidente Bolsonaro conseguiu 51.051.226 votos (43,22%). Mas afinal, o resultado é questionável ou esse discurso é inválido neste momento?
Candidatos a presidente e governador que passaram no segundo turno podem retomar a campanha após 24 horas do término da votação – ou seja, a partir das 17h desta segunda-feira (3). A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão retoma no dia 7 e vai até o dia 28.
Twitter: termo ‘fraude’ é um dos mais comentados no final da investigação
A maioria dos usuários da rede social que postaram conteúdo com o termo são apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). Isso pode ser explicado pelo fato de que, do início ao meio da contagem, o candidato à reeleição estava na liderança.
Além disso, alguns institutos de pesquisa, como Ipec e Datafolha, apontaram a possibilidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser eleito presidente no primeiro turno das eleições, o que não aconteceu.
Outro fator que pode explicar o termo estar entre os assuntos mais comentados no Twitter é que, vendo a mobilização dos apoiadores do candidato do PL, os eleitores que votaram em Lula também passaram a citar “fraude” nas postagens para combater adversários políticos.
lutar pela reeleição
Jair Messias Bolsonaro, 67, tenta se manter no cargo após ser eleito presidente em 2018. Natural de Campinas (SP), é capitão aposentado do Exército. Iniciou sua carreira política no Rio de Janeiro (RJ) em 1989, quando foi eleito vereador. Foi deputado federal por sete mandatos consecutivos, de 1991 a 2018 – ano em que concorreu à presidência. Foi eleito pelo PSL, mas atualmente está no PL.
Em setembro de 2018, durante uma marcha em Juiz de Fora (MG), ele sofreu um ataque de faca e precisou passar por cirurgia e ficar internado. Com uma campanha voltada para questões morais, foi eleito no segundo turno de 2018, com 55% dos votos.
Bolsonaro é pai de cinco filhos. Três deles são políticos: Carlos Bolsonaro é vereador no Rio de Janeiro; Eduardo Bolsonaro é deputado federal por São Paulo; e Flávio Bolsonaro (PL) é senador pelo Rio de Janeiro. Ele também é pai de Jair Renan Bolsonaro. Sua caçula, Laura Bolsonaro, de 11 anos, é fruto de seu atual casamento com Michele Bolsonaro.
O deputado de Bolsonaro é Walter Souza Braga Netto, 65 anos. Natural de Belo Horizonte, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em 1975 e alcançou o posto de general do Exército, o mais alto da hierarquia da Força.
Durante o governo Bolsonaro, foi Ministro da Casa Civil (de fevereiro de 2020 a março de 2021) e da Defesa (de março de 2021 a abril de 2022). Antes de ingressar na política, atuou como interventor federal no Rio de Janeiro (RJ), de fevereiro a dezembro de 2018, durante o governo do presidente Michel Temer (MDB). Ele também é candidato ao PL.
tentativa de retorno
Luiz Inácio Lula da Silva, 76 anos, nasceu em Garanhuns (PE). Aos sete anos, emigrou com a família para Santos (SP). Trabalhou em indústrias metalúrgicas e foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. Liderou greves no ABC paulista e, em 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT).
Lula foi deputado federal por São Paulo (1987-1991) e tentou a Presidência da República três vezes (1989, 1994 e 1998) até ser eleito em 2002 e reeleito em 2006.
Em abril de 2018, ele foi preso após ser condenado por corrupção. Assim, foi impedido de concorrer à Presidência da República naquele ano, com base na Lei da Ficha Limpa.Lei Complementar 135, de 2010). O ex-presidente passou 580 dias em uma cela da Polícia Federal no Paraná. Em abril de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) revogou as condenações de Lula, que recuperou seus direitos políticos.
Lula foi casado com Maria de Lourdes da Silva e Marisa Letícia Lula da Silva, sendo viúvo de ambos os casamentos. Pai de cinco filhos, Lula agora é casado com a socióloga Rosângela da Silva, conhecida como Janja.
O deputado do petista é Geraldo Alckmin (PSB), 69 anos. Anestesiologista e professor, iniciou sua carreira política em 1973, quando se tornou vereador em sua cidade natal, Pindamonhangaba (SP).
Em 1976 foi eleito prefeito e, posteriormente, deputado estadual e federal. Alckmin foi governador de São Paulo por dois períodos: de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018, sendo o político que mais tempo comandou o governo paulista desde a redemocratização do Brasil.
Também concorreu à Presidência da República em 2006 e 2018. Em março de 2022, Alckmin migrou do PSDB para o PSB, para ser candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Lula.
Alckmin é casado, desde 1979, com Maria Lúcia Guimarães Ribeiro Alckmin, mais conhecida como Lu Alckmin. O casal teve três filhos: Sophia, Geraldo e Thomaz. Este último morreu em um acidente de helicóptero em abril de 2015.
Lula após o resultado
Lula falou à imprensa minutos antes do adversário. Sorrindo o tempo todo durante seu breve discurso, Lula fez um discurso otimista sobre a continuidade da campanha e se empolgou por ter um debate com Jair Bolsonaro sem outros candidatos para dividir as atenções.
“Será a primeira oportunidade de ter um debate tête à tête com o Presidente da República. Vamos deixar o segundo turno para o debate, para podermos medir, fazer comparações entre o Brasil que ele construiu e o Brasil que construímos. A partir de amanhã estou em campanha. Teremos que viajar mais, fazer mais comícios, conversar mais com as pessoas e convencer a sociedade brasileira do que estamos propondo”, disse o ex-presidente.
Bolsonaro após resultado
Mais a sério, Bolsonaro deu uma entrevista a um grupo de jornalistas que o esperavam na entrada da Residência Oficial do Presidente. Para ele, serão quatro semanas para mostrar à população as consequências negativas do isolamento social, por conta da pandemia, e da guerra na Ucrânia na economia do país.
“Temos um segundo semestre pela frente, onde tudo será igual e mostraremos melhor à população brasileira, principalmente à classe mais afetada, a consequência da política ‘fique em casa, depois veremos a economia’, consequência de uma guerra lá fora e de uma crise ideológica”, disse. Bolsonaro também pretende usar governos de esquerda na América do Sul, como Chile e Argentina, de forma negativa, afirmando que “certas mudanças vêm para pior”.
Todo o conteúdo audiovisual do CompreRural é protegido pela lei brasileira de direitos autorais, sendo permitida a reprodução desde que citada a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com