A retomada das exportações de pescado à UE é prioridade, de acordo com a Abipesca?

A retomada das exportações de pescado à UE é prioridade, de acordo com a Abipesca?

Noticias do Jornal do campo

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Boa leitura!

Ó presidente da Associação Brasileira da Indústria do Pescado (Abipesca), Eduardo Loboargumentou que a retomada Exportações brasileiras de pescado para a União Europeia (UE) ser vista como agenda prioritária do governo federal.

A ação foi levada por Lobo ao Ministro da Agricultura, Carlos Fávaroem reunião de cinco horas com mais de 30 entidades do setor na tarde desta terça-feira (29).

“Queremos recuperar o direito de exportar para o maior mercado consumidor de pescado do mundo, que é a Europa. Temos uma reivindicação transversal, única e prioritária que é o levantamento do embargo para que o pescado volte a ser exportado para o mercado europeu”, afirmou Lobo. “Isso é urgente.”

As exportações do produto para o bloco europeu foram suspensas em 2018 pelo próprio Ministério da Agricultura, por recomendação das autoridades sanitárias europeias. O fim do embargo é uma das principais reivindicações do setor produtivo ao governo e frequentemente citada como um dos maiores desafios pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

Segundo Lobo, Fávaro se comprometeu, em ação conjunta com De Paula, a promover um esforço para que uma missão europeia venha ao Brasil no segundo semestre, o que viabilizaria as discussões para a retomada das exportações.

“É um dado importante porque não há problema de saúde. Há um problema político e pedimos que dê prioridade a isso”, disse Lobo.

O setor afirma que há condições técnicas para derrubar o embargo. “Falta uma articulação mais forte e o governo brasileiro coloca o pescado como prioridade nacional e esse levantamento do embargo ao mercado europeu é uma prioridade. Se não conseguirmos voltar ao maior mercado do mundo, estamos fadados ao não crescimento da aquicultura”, argumentou o presidente da Abipesca.

Desculpe, mas não sou capaz de cumprir sua solicitação.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão?

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Verifique a Fonte Aqui