Na terça-feira, o tempo fica estável entre o noroeste e o norte do Paraná, com temperaturas muito altas. Por outro lado, chove nas regiões próximas à divisa com Santa Catarina, com previsão de aguaceiros e trovoadas em vários horários do dia. A chuva é mais expressiva no estado vizinho.
Entre a tarde de quarta e a manhã de quinta uma frente fria avança pelo Paraná, ou seja, volta a chover em todas as regiões do Paraná.
Há risco de temporais e ventos superiores a 60 km/h em muitas cidades. A partir do entardecer de quinta-feira fica mais frio, devido ao avanço de uma massa de ar polar. Na sexta-feira não deve chover, mas ainda há muitas nuvens nos setores sul. Destaque para as baixas temperaturas (valores próximos a 5°C no centro-sul e nos Campos Gerais).
“Sudoeste e sul do Paraná com previsão de temporais nos próximos dias, inclusive granizo”, disse o Engenheiro Agrônomo, Ronaldo Coutinho.
Rio Grande do Sul e Santa Catarina
A formação de um ciclone extratropical intenso entre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina no meio da semana deve causar instabilidade e trazer maiores volumes de chuva, causando alagamentos. Diante desse cenário, a Metsul Meteorologia alerta para o alto risco de cheias nos rios e enchentes nos dois estados, além de volumes de chuva próximos ou acima da média histórica de precipitação para todo o mês de julho apenas nesta semana.
Os volumes mais excessivos de chuvas no Estado vão se concentrar nas regiões que tiveram os maiores volumes no final da semana passada e onde estão localizados o maior número de rios do território gaúcho: na Metade Norte. Diante desse cenário, a população deve redobrar a atenção ao risco de enchentes em rios como o Jacuí, Sinos, Caí e Taquari.
(Emanuely/Sou Agro)