Mesmo com embargo à China, volume exportado no 1º semestre de 2023 é o segundo maior da história – Money Times

Mesmo com embargo à China, volume exportado no 1º semestre de 2023 é o segundo maior da história – Money Times

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!
No entanto, apesar da recuperação dos embarques nos primeiros seis meses do ano, o preço médio da carne bovina está 26% menor do que em 2022. (Imagem: Unsplash/Edson Saldaña)

No primeiro semestre de 2023, o Brasil registrou o segundo maior volume de carne bovina in natura expedidos nos primeiros 6 meses do ano.

Mesmo com a suspensão dos embarques de carne bovina para a China entre fevereiro e março, principal destino da proteína brasileira, as exportações de janeiro a junho de 2023 somaram 882,67 mil toneladas.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Secex), o resultado é 5,33% inferior ao do mesmo período de 2022, que bateu o recorde. Por outro lado, também é 13,54% superior a 2020, que, até então, mantinha o segundo melhor desempenho para um primeiro semestre.

No entanto, mesmo com a tendência de alta no volume exportado pelo Brasil, o preço pago pela carne importada vem caindo.

Dados da Secex mostram que, em junho, o preço médio da carne bovina exportada foi de US$ 5.054,1 a tonelada, queda de 0,88% em relação a maio de 2023 e 26% abaixo do registrado em junho do ano passado.

Por outro lado, no curto e médio prazos, a China deve sustentar a demanda brasileira na visão do Rabobank, mesmo que os preços dos exportar são inferiores aos praticados no mesmo período do ano passado.

Agro News